XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:450-1


Oral (Tema Livre)
450-1A DESARTICULAÇÃO ENTRE O CORPO E O MEIO CIRCUNDANTE: CONFIGURAÇÕES DO INSÓLITO NA ESCRITURA DE MÁRCIO SOUZA਀
Autores:Ataide José Mescolin Veloso (UNESA - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁUNISUAM - CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTACBNB / AERONÁUICA - COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA)

Resumo

O hiperespaço pós-moderno conseguiu transcender a capacidade do corpo humano individual de se localizar, de organizar o que está diante de si mesmo de forma perceptiva, e de mapear cognitivamente sua posição num mundo externo possível de ser mapeado. Esse ponto de desarticulação entre o corpo e o seu meio construído pode ser considerado um símbolo do dilema ainda mais agudo, que é a falta de capacidade apresentada por nossa mente de mapear a imensa rede global multinacional e descentralizada de comunicações na qual todos nós nos vemos inseridos. A cidade grande tem como elementos vitais os estilos e os sistemas de comunicação rápida convencionais. No momento em que tais sistemas começam a entrar em colapso e nós deixamos de dominar a gramática da vida urbana, a violência passa a assumir o controle. A metáfora do teatro pode ser empregada para se referir à cidade. Isso significa que existe a oportunidade de vilões se introduzirem em seu núcleo, contribuindo, assim, para que o insólito se configure. Nos contos de A caligrafia de Deus, o escritor amazonense Márcio Souza revisita o espaço de Manaus, mostrando o contraste entre a cidade do presente e a capital de um passado remoto. A cidade, que outrora possuíra calçadas, largos passeios em mármore e árvores que distribuíam sombra aos transeuntes, transformou-se em uma terra de ninguém, na qual todos os moradores são obrigados a caminhar entre o esgoto a céu aberto e a pista de trânsito. ਀ ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀