ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:452-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">452-1</td><td><b>A arte da palavra escrita no emaranhado das cidades atuais</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Nildecy Miranda Nascimento </u> (FAT - Faculdade Anísio TeixeiraUFBA - Universidade Federal da Bahia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>No mundo atual, as metrópoles se tornaram cenários de uma imensa diversidade cultural. Elas presenciam incessantemente o surgimento de novas formas estéticas, engendradas em valores e em modos de viver que resultam do embaralhamento entre aspectos da cultura global e da cultura local, não raro com ofuscamento da última pela primeira. O reconhecimento do fenômeno multicultural, reorganizado pelas conveniências do mercado e agenciado pela publicidade, ganha força no diálogo intercultural que se lança por cima do controle das nações, permitindo a globalização de expressões culturais e literárias produzidas a partir das periferias econômicas, no âmbito internacional, e das periferias urbanas, no âmbito das cidades. Esse fenômeno é cada vez mais facilitado pelas novas modalidades de comunicação, como as redes sociais. Iluminados por reflexões de teóricos como Silviano Santiago (2004) e Stuart Hall (2006) e, ao mesmo tempo, revisitando posturas mais tradicionalistas como a de Michel Hamburguer (2008), interessa-nos interrogar o lugar da literatura contemporânea na complexa rede de relações em que a humanidade se movimenta e em que os valores culturais se revezam, alterando-se os papéis e as noções de hegemonia e de tradição. Para tanto, refletiremos sobre como o intelectual contemporâneo poderá lançar o saber que domina, qual a função e o valor da literatura dentro do lugar movediço em que as identidades se re/configuram, que estratégias textuais podem interessar às gerações contemporâneas e por que motivações.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>