XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:457-1


Oral (Tema Livre)
457-1Marafa, 40 graus: palavra e olhar sobre o Rio
Autores:Ariovaldo José Vidal (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

As relações entre literatura e cinema têm quase sempre uma motivação dada pela própria obra de partida. O caso mais claro nesse sentido é o da adaptação, cujo diálogo é explícito. Entretanto, aparecem como surpreendentes determinadas aproximações em que o universo de uma obra ecoa o de outra arbitrariamente, sem que haja na origem qualquer intenção por parte dos autores. Nesse caso, a aproximação pode ser um ganho, e exigirá que as divergências entre as obras também sejam consideradas, a fim de evitar a leitura forçada. ਀唀洀 挀愀猀漀 搀攀猀猀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瀀漀搀攀 猀攀 搀愀爀 攀渀琀爀攀 漀 爀漀洀愀渀挀攀 䴀愀爀愀昀愀 ⠀㄀㤀㌀㔀⤀ 搀攀 䴀愀爀焀甀攀猀 刀攀戀攀氀漀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀 挀愀爀椀漀挀愀 猀椀琀甀愀搀漀 渀漀 焀甀愀搀爀漀 搀愀 昀椀挀漀 搀攀 ㌀ Ⰰ 攀 漀 昀椀氀洀攀 刀椀漀Ⰰ 㐀  最爀愀甀猀 ⠀㄀㤀㔀㔀⤀ 搀攀 一攀氀猀漀渀 倀攀爀攀椀爀愀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 挀椀渀攀愀猀琀愀 瀀愀甀氀椀猀琀愀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 洀甀椀琀漀Ⰰ 愀渀琀攀挀椀瀀愀 挀漀洀 漀 昀椀氀洀攀 漀 挀椀渀攀洀愀 焀甀攀 瘀椀爀 渀愀 搀挀愀搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ Como a aproximação se dá pela leitura do leitor/espectador, sem que haja qualquer presença de uma obra na outra, essa leitura deve-se justificar de algum modo, ainda que com uma liberdade maior do que, por exemplo, o caso da adaptação (não menos rigorosa). Na aproximação das obras acima, o primeiro elemento de articulação é o espaço social da capital carioca (ainda ali capital do país), que conecta os episódios e determina o destino das personagens (por isso aparece implícita ou explicitamente nos títulos). Outro ponto decisivo a considerar é o modo de articulação formal das várias linhas narrativas que cada obra estabelece, criando um diálogo com a outra. Finalmente, para falar em grandes traços, a ação dramática desenhada por filme e romance, curiosamente apresentando certas identidades que, mais do que gratuitas, são fruto do universo comum vivido pelos seres de Rebelo e Nelson. Ao lado disso, surgem divergências marcantes entre os dois autores (os registros de tons por ex.), dadas no fato de uma obra pertencer à década de 30, já vivendo o clima de autoritarismo que só se agravará pouco depois, e a outra aos anos de 50, em que o trágico parece substituído por uma possível saída, o que leva também a diferentes perspectivas de seus criadores: de um lado, o ceticismo feroz do primeiro; de outro, a visada solidária (e comunista) do segundo.਀吀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 琀愀椀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 猀攀甀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀漀 洀漀搀漀 搀攀猀挀漀渀琀攀渀琀攀猀 挀漀洀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 瘀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 漀甀琀爀愀 猀漀氀甀漀Ⰰ 猀愀椀渀搀漀 搀漀 爀漀洀愀渀挀攀⼀昀椀氀洀攀 搀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀Ⰰ 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 搀漀洀椀渀愀 愀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀㨀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 挀愀渀琀漀爀愀 搀攀 爀搀椀漀 䰀攀渀椀稀愀 䴀愀椀攀爀 搀漀 爀漀洀愀渀挀攀 䄀 攀猀琀爀攀氀愀 猀漀戀攀 ⠀㄀㤀㌀㤀⤀ 搀攀 刀攀戀攀氀漀 攀Ⰰ 渀漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䔀猀瀀爀椀琀漀 搀愀 䰀甀稀 ⠀椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 瀀漀爀 䜀爀愀渀搀攀 伀琀攀氀漀⤀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀漀猀椀琀漀爀 搀攀 猀愀洀戀愀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀攀 一攀氀猀漀渀Ⰰ 刀椀漀Ⰰ 娀漀渀愀 一漀爀琀攀 ⠀㄀㤀㔀㜀⤀⸀ 䄀椀渀搀愀 愀焀甀椀Ⰰ 渀漀猀 琀攀洀愀猀 攀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀