ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:459-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">459-1</td><td><b>CONFLITOS SOCIAIS E FICÇÃO: A CABANAGEM EM MÁRCIO SOUSA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Sérgio da Fonseca Amaral </u> (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Trata-se a apresentação de um estudo da construção discursiva em torno da Cabanagem no romance Revolta: crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, de Márcio Souza, publicado em 2005. Escritor nosso contemporâneo, Márcio Souza faz um mapeamento ficcio-histórico-social da região amazônica por meio de uma tetralogia, da qual o romance em questão faz parte. A Cabanagem, insurreição ocorrida no Grão-Pará entre 1835 e 1840, passou para a história como o único movimento que o povo realmente ocupou o poder por certo período. Estudado pela historiografia, além de motivar narrativas ficcionais, a rebelião suscita adjetivações apaixonadas tanto dos a ela contrários quanto dos seus defensores. Partindo do pressuposto que o leitor constrói a obra, o trabalho tem por meta observar o ato narrativo do romance para analisar a forma pela qual os personagens insurretos são enredados numa sutil formulação de juízos de valor. Na interseção entre o mundo da obra e o mundo da vida, há o espaço movediço da construção de ideologias e valores que podem se fixar como verdades para um sem número de comunidade de leitores. Assim, a relação entre ética, política e arte se estabelece como formas que se enredam camaleonicamente, criando tradições e crenças. Para o caso da Cabanagem, no romance se pode constatar a força do lugar comum como arma de ataque aos eventos indesejados.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>