XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:461-1


Oral (Tema Livre)
461-1TEMPORALIDADES PÓS-MODERNAS: COGITAÇÕES SOBRE O HIPERMEMORIALISMO
Autores:Marcelo Franz (PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Resumo

O objetivo do estudo que aqui se propõe é a discussão comparativa de algumas visões de teorizadores das questões pós-modernas acerca da experiência do tempo na contemporaneidade. Embora esse não seja a princípio ou apenas, um problema literário, como tudo o mais, atinge literário e por meio dele se expressa em formas e conteúdos, sendo evidenciado em variadas expressões da prosa de ficção atual, como na insistente abordagem da memória pessoal e coletiva. Considerando criticamente a já conhecida noção de metaficção historiográfica, Beatriz Sarlo observa no atual modismo dos relatos ficcionais de testemunho que, em muitos casos, a memória abandona os limites da psique e passa a invadir o discurso historiográfico, ou a penetrar no âmbito político, obrigando a modificação da forma como se pensa no passado. Andreas Huyssen aponta na atualidade a existência de um clima geral difuso de memorialismo – eventualmente manipulado pela mídia - que revelaria a derrocada das ambições modernas de futuro. Gilles Lipovetsky associa a hipermodernidade à emergência de uma nova temporalidade ou uma nova forma de o homem atual se relacionar com o tempo. Hans Ulrich Gumbrecht, ao se referir aos sinais estéticos do pós-moderno, fala em reconciliação com o passado, acompanhada de uma revisão do conceito moderno de ruptura. A visão dessas ocorrências pelos estudiosos induz a uma reflexão sobre a problemática geral do pós-moderno e sobre os modos de o homem desses dias se portar diante da complexidade da experiência temporal, traduzindo-a em manifestações literárias.਀ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:਀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀椀最洀甀渀琀⸀ 伀 洀愀氀ⴀ攀猀琀愀爀 搀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 吀爀愀搀甀漀 䴀愀甀爀漀 䜀愀洀愀⸀刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 䔀搀⸀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀ GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. Tradução de Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Editora 34, 1998.਀䠀唀夀匀匀䔀一Ⰰ 䄀渀搀爀攀愀猀⸀ 匀攀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䴀攀洀爀椀愀㨀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀Ⰰ 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀搀椀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 匀攀爀最椀漀 䄀氀挀椀搀攀猀⸀ 匀攀氀攀漀 搀攀 䠀攀氀漀椀猀愀 䈀甀愀爀焀甀攀 搀攀 䠀漀氀氀愀渀搀愀⸀ ㈀ꨀ⸀ 䔀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀攀爀漀瀀氀愀渀漀Ⰰ ㈀   ⸀  JAMESON, Fredric. Espaço e Imagem: teroais do pós-moderno e outros ensaios. 3a.ed. RJ: Ed. UFRJ, 2004.਀䰀䤀倀伀嘀䔀吀匀䬀夀Ⰰ 䜀椀氀氀攀猀 攀 䌀䠀䄀刀䰀䔀匀Ⰰ 匀戀愀猀琀椀攀渀⸀ 伀猀 吀攀洀瀀漀猀 䠀椀瀀攀爀洀漀搀攀爀渀漀猀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䴀爀椀漀 嘀椀氀攀氀愀⸀匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀愀爀挀愀爀漀氀氀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀  SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva – Beatriz਀匀愀爀氀漀㬀 琀爀愀搀甀漀 刀漀猀愀 䘀爀攀椀爀攀 搀ᤀ䄠最甀椀愀爀⸀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀㬀 䈀攀氀漀䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 唀䘀䴀䜀Ⰰ ㈀  㜀⸀ ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀