ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:467-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">467-1</td><td><b>A LITERATURA BRASILEIRA SOB A ÓTICA DO LIVRO DIDÁTICO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Oton Magno Santana dos Santos </u> (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Investigação sobre as concepções de literatura apresentadas pelo livro didático brasileiro e como este influencia a formação de um suposto leitor literário. Pretende-se, portanto, entender como se estabelecem as relações entre o leitor e as representações literárias contidas nos manuais didáticos. A representação de processos de leitura oferece um leque de possibilidades de apropriação, como forma de exercício para associar e entender o que se lê ao que se vê, isto é, o mundo ficcional ao mundo representado pelo leitor. Por outro lado, vivenciamos uma educação na qual, os recursos disponibilizados para fazer a mediação entre o leitor e o referido mundo ficcional, atendem a práticas institucionalizadas, as quais não contemplam a gama de leitores de realidades heterogêneas, que se pretende formar. Por isso, discutimos as concepções de leitura literária apresentadas pelo livro didático a partir das estratégias editoriais como recortes, fragmentos, figuras, tipo de letra, material impresso, dentre outras, as quais contribuem para legitimar um discurso. Pesquisadores como Magda Soares, Márcia Abreu, Maria José Coracini, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Roger Chartier fundamentam este estudo. Palavras-chave: Leitor literário. Livro didático. Estratégias Editoriais. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>