ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:473-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">473-1</td><td><b>Sobre a teatralidade de Fim de Partida, de Samuel Beckett</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Luciano Ferreira Gatti </u> (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Durante os ensaios para sua encenação da peça Fim de partida, Samuel Beckett apropria-se de um termo-chave do teatro ilusionista  a quarta parede  conferindo a ele um significado novo. Tomando esta referência como um mote, a comunicação procurará mostrar como a experiência teatral beckettiana não pode ser inteiramente compreendida caso examinada do ponto de vista exclusivo do drama, exigindo também ser questionada da perspectiva da encenação, particularmente do trabalho de Beckett como diretor de suas próprias peças. Somente assim seria possível entender a teatralidade específica de tal experiência, configurada na autonomia da cena, na aproximação do ator beckettiano a um performer e, por fim, nas passagens entre ilusão e realidade propiciadas pela situação teatral.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>