XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:476-1


Oral (Tema Livre)
476-1PROTEÇÃO, DESAMPARO, NÃO-PROTEÇÃO E NÃO-DESAMPARO? – UMA ANÁLISE SEMIÓTICA BÍBLICA਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀䘀氀愀瘀椀愀 䴀攀氀瘀椀氀氀攀 倀愀椀瘀愀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀䘀䴀匀 ⴀ 䘀唀一䐀䄀윀쌀伀 唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䘀䔀䐀䔀刀䄀䰀 䐀䔀 䴀䄀吀伀 䜀刀伀匀匀伀 䐀伀 匀唀䰀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 猀攀洀椀琀椀挀愀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 戀戀氀椀挀漀 ∀匀愀氀洀漀猀 ㈀㌀∀ 挀漀洀 愀 椀猀漀琀漀瀀椀愀 搀愀 ∀倀爀漀琀攀漀∀ 焀甀愀渀搀漀 漀 挀爀攀渀琀攀 攀猀琀 渀愀 瀀爀攀猀攀渀愀⼀挀漀渀樀甀渀漀 搀攀 猀甀愀 搀椀瘀椀渀搀愀搀攀 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 猀攀洀椀琀椀挀愀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 猀攀洀椀漀琀椀挀椀猀琀愀 䄀氀最椀爀搀愀猀 䨀甀氀椀攀渀 䜀爀攀椀洀愀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 琀爀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀㨀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 一愀爀爀愀琀椀瘀漀 攀 䐀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀⸀ Conforme Malanga (2008), sobre o texto bíblico, "Para grande parte dos povos do Ocidente, ele representa uma obra sagrada, ligada às suas religiões. Para outros, trata-se apenas de uma obra antiga, ligada às raízes da nossa cultura", e que existem várias formas de ver e estudar a Bíblia, "como literatura, como registro histórico e social de uma época, sob o ponto de vista da ética e tantos outros aspectos". ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀甀最攀爀椀洀漀猀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 猀攀洀椀琀椀挀愀 瀀攀氀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀漀洀漀 漀 琀攀洀愀 ∀倀爀漀琀攀漀 焀甀愀渀搀漀 渀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀椀瘀椀渀愀∀ 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 渀漀 匀愀氀洀漀 ㈀㌀ ⠀焀甀攀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 攀搀椀攀猀 戀戀氀椀挀愀猀  搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 匀愀氀洀漀 ㈀㈀⤀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀甀琀爀愀猀 琀爀猀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 戀戀氀椀挀愀猀 挀漀洀漀 洀愀爀挀愀渀搀漀 漀 挀攀爀渀攀 椀猀漀琀瀀椀挀漀 挀漀洀漀 愀 倀爀漀琀攀漀 渀愀 瘀椀搀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀漀 挀爀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀 匀愀氀瘀愀漀 昀甀琀甀爀愀 ⠀渀愀 瘀椀搀愀 攀琀攀爀渀愀Ⰰ 愀瀀猀 愀 洀漀爀琀攀 挀愀爀渀愀氀⤀⸀ Propomos então uma análise do percurso gerativo que é construído sobre abstrações que o leitor pode fazer sobre o texto Salmo 23, mas que apresenta as marcas sintáticas e semânticas em três níveis de profundidade para análise, sendo possível a análise dos semi-símbolos usados sem a visão dogmática da religião e sim sob o ponto de vista científico.਀伀猀 琀爀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 猀甀最攀爀椀搀漀猀 瀀漀爀 䄀氀最椀爀搀愀猀 䨀甀氀椀攀渀 䜀爀攀椀洀愀猀 ⠀䘀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 䐀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 攀 一愀爀爀愀琀椀瘀漀⤀ 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 匀愀氀洀漀 ㈀㌀ 攀 挀漀洀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀漀 搀攀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 渀漀猀 漀甀琀爀漀猀 琀攀砀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 愀瀀漀椀漀 椀渀琀攀爀琀攀砀琀甀愀氀⸀  Pela cronologia bíblica, escolhemos os quatro textos abaixo, representando um período de 1000 e 500 a.C, outra referente à época da vida de Cristo, com um de seus apóstolos, e após sua morte, para verificar como o tema Proteção foi tratado por escritores em fases diferentes da história da humanidade tratada pela coletânea religiosa:਀∀ठ匀愀氀洀漀猀 ㈀㌀ ጀ†爀攀洀攀琀攀渀搀漀 愀漀 愀渀漀 ㄀    愀⸀䌀 • Malaquias, capítulos 3 – remetendo ao ano 500 a.C਀∀ठ䨀漀漀Ⰰ 挀愀瀀琀甀氀漀 ㄀㘀 ⴀ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀  瀀漀挀愀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 䌀爀椀猀琀漀⸀ • Romanos, capítulo 4 – remetendo ao ano 56 d.C਀䄀 爀攀氀椀最椀漀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 瘀椀搀愀 瀀愀甀琀愀搀愀 攀洀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀漀甀琀爀椀渀爀椀漀猀 焀甀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀 愀 瀀愀稀 攀 挀漀洀甀渀栀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 瘀椀搀愀 攀琀攀爀渀愀⸀  Algumas religiões salientam a necessidade de dor, provações e muita disposição para o sacrifício, outras, por entender o homem como imperfeito, apenas imagem e semelhança do deus que crêem, não o próprio deus, o fato de estarem em comunhão acreditando na existência divina já garante a vida eterna, e a Bíblia aponta em diversas passagens que tribulações podem e vão ocorrer, assim como tentações, manipulações, provas da competência, mas cabe ao fiel manter-se forte e corajoso, esperançoso que o deus em crença será a fortaleza e apoio no presente, a “Proteção” possível e vivificadora que propomos apontar neste trabalho. ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀