ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:482-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">482-1</td><td><b>A bagaceira: desmontando visões críticas</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Elaine Aparecida Lima </u> (UEL - Universidade Estadual de Londrina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Os críticos acreditam que o romance "A bagaceira", de José Américo de Almeida, pertence a uma linhagem literária regional que, ao centrar suas preocupações na retratação do interior do País, coloca em segundo plano o caráter universal da literatura, as renovações estéticas e/ou o subjetivismo característicos das  grandes produções literárias. O presente trabalho questiona as cristalizadas considerações da crítica em torno da obra citada. Tenta demonstrar que o romance coloca em pauta a constituição estética da literatura ligada à representação nacional e, neste sentido, carrega motes muito próximos àqueles de toda a literatura brasileira elogiada pelos estudiosos, dentre eles: o trabalho adequado com a linguagem popular, a representação de um espaço longínquo e a existência de povos e de histórias peculiares ao referido espaço. A análise criteriosa da produção paraibana parece comprovar a fragilidade do conceito de  universalismo , continuamente utilizado nos estudos para diminuir o valor de "A bagaceira", demonstra que questões em torno da identidade, da expressão linguística e da representação espacial, tão caras às ditas obras universais, são elementos presentes em representações inegavelmente ligadas ao regionalismo. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>