XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:506-1


Oral (Tema Livre)
506-1A subversão do sólito: uma análise comparativa de Nights at the Circus e The Bloody Chamber and Other Stories, de Angela Carter
Autores:Maria Cláudia Simões (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

No decorrer dos séculos, as mulheres têm sido subjugadas pelo patriarcado e compelidas a desempenharem papéis estabelecidos por padrões tradicionais. O comportamento feminino sólito, isto é, habitual, frequente, esperado neste tipo de representação, reflete discursos sexistas enraizados na sociedade, nos quais não é oferecida voz às mulheres. Em A Dominação Masculina, Pierre Bourdieu (2009) afirma que a “força da ordem masculina se evidencia no fato de que ela dispensa justificação”. Muitas obras literárias tradicionais, mesmo na literatura infanto-juvenil, por exemplo, refletem a dominação masculina de sujeitos femininos, e reiteram estereótipos da mulher submissa ou em perigo, que é sempre resgatada por um homem. ਀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀猀愀 瘀椀猀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀⼀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀⼀愀猀 瀀漀搀攀洀 氀愀渀愀爀 洀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀攀洀 愀 爀甀瀀琀甀爀愀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 猀甀戀瘀攀爀猀漀 搀漀猀 瀀愀瀀椀猀 最攀渀搀爀愀搀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 攀 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瘀攀爀 瘀愀氀漀爀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ Nesse sentido, o realismo mágico, uma vertente do insólito ficcional, pode ser um importante instrumento nesta tarefa. Maggie Ann Bowers (2004) declara que o realismo mágico oferece ao escritor que deseja escrever contra regimes totalitários um meio de atacar as definições e as suposições que embasam tais sistemas. Desafiar os pilares da sociedade patriarcal é um dos objetivos da problematização dos discursos sexistas. ਀䄀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀猀 漀戀爀愀猀 㰀椀㸀一椀最栀琀猀 愀琀 琀栀攀 䌀椀爀挀甀猀㰀⼀椀㸀 ⠀㄀㤀㠀㐀⤀ 攀 㰀椀㸀吀栀攀 䈀氀漀漀搀礀 䌀栀愀洀戀攀爀 愀渀搀 伀琀栀攀爀 匀琀漀爀椀攀猀㰀⼀椀㸀 ⠀㄀㤀㜀㤀⤀Ⰰ 搀愀 攀猀挀爀椀琀漀爀愀 椀渀最氀攀猀愀 䄀渀最攀氀愀 䌀愀爀琀攀爀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀最愀渀搀漀 漀 甀猀漀 搀漀 爀攀愀氀椀猀洀漀 洀最椀挀漀 渀愀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀愀戀椀琀甀愀氀Ⰰ 猀氀椀琀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀猀琀愀 最愀氀最愀搀愀 攀洀 瀀爀ⴀ挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀⸀  Situado na Europa de 1899, na virada para o século XX, o romance Nights at the Circus apresenta Sophie Fevvers, uma mulher alada e independente, representante dessa “Nova Mulher” do fim do século, capaz de escapar pelos céus das amarras impostas por sistemas sexistas, que visam a manter as mulheres sob o seu jugo. ਀匀攀最甀椀渀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 琀爀愀渀猀最爀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 渀愀 挀漀氀攀琀渀攀愀 㰀椀㸀吀栀攀 䈀氀漀漀搀礀 䌀栀愀洀戀攀爀㰀⼀椀㸀Ⰰ 䌀愀爀琀攀爀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀 攀 爀攀攀猀挀爀攀瘀攀 挀漀渀琀漀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀䤀 搀攀 䌀栀愀爀氀攀猀 倀攀爀爀愀甀氀琀⸀ 一愀猀 爀攀攀猀挀爀椀琀甀爀愀猀 焀甀攀 昀愀稀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀 挀漀洀漀 ᰀ传 䈀愀爀戀愀 䄀稀甀氀ᴀ†攀 ᰀ䄠 䈀攀氀愀 攀 愀 䘀攀爀愀ᴀⰠ 愀 愀甀琀漀爀愀 猀漀氀愀瀀愀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀渀搀爀愀搀愀  氀甀稀 搀攀 瘀椀猀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀猀⸀  Maggie Bowers acrescenta que realismo mágico se refere à ficção que inclui acontecimentos mágicos em uma narrativa realista verdadeira onde o sobrenatural não é uma questão simples ou óbvia, mas, sim, uma ocorrência do cotidiano, admitida, aceita e integrada na racionalidade do realismo literário. Nas obras aqui abordadas, Angela Carter, por meio do realismo mágico, subverte a imagem sólita da mulher, dando-lhe voz e desestabilizando a ordem da sociedade patriarcal. ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀