XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:513-1


Oral (Tema Livre)
513-1Identidade e peregrinações discursivas: Rafael Alberti em torno ao museu do Prado
Autores:Valeria de Marco (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A historiografia literária, sempre em busca de uma leitura normalizadora, tende a construir e expor a trajetória de Rafael Alberti em fases ou etapas. Na juventude, desenvolvera sua vocação de pintor; iniciara sua carreira de poeta na década de 1920, acompanhando a pauta das vanguardas e a da poesia pura, caras ao mestre Juan Ramón Jiménez e àquele grupo de jovens da elite espanhola integrado por Pedro Salinas, Jorge Guillén, José Bergamín, Emilio Prados, García Lorca e outros. Como a absoluta maioria da inteligência, aderira aos projetos culturais da II República e, às vezes, pusera seus versos, peças de teatro ou produção editorial, como a revista Octubre, a serviço da revolução. Também como a maioria dos intelectuais, durante a guerra civil espanhola, engajara sua atividade artística na luta contra as forças fascistas do general Franco. Finalmente, teria ele amadurecido durante o longo exilo, elaborando, assim, uma obra singular e original.਀吀愀氀 猀甀挀攀猀猀漀 渀漀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 猀椀渀琀愀砀攀 攀昀椀挀愀稀 瀀愀爀愀 搀椀氀甀椀爀 爀甀瀀琀甀爀愀猀Ⰰ 昀爀愀挀愀猀猀漀猀Ⰰ 搀攀爀爀漀琀愀猀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀搀椀攀猀 攀 琀爀愀甀洀愀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀琀椀瘀漀猀 搀愀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀 搀攀 琀愀渀琀漀猀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀 搀攀猀琀愀 渀漀猀猀愀 攀爀愀 搀愀 挀愀琀猀琀爀漀昀攀㼀 伀 瀀爀瀀爀椀漀 䄀氀戀攀爀琀椀 攀洀 猀甀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 ⴀ㰀椀㸀䰀愀 愀爀戀漀氀攀搀愀 瀀攀爀搀椀搀愀㰀⼀椀㸀ⴀ 瀀爀漀挀甀爀愀 挀漀洀 昀爀攀焀ﰀ渀挀椀愀 愀洀攀渀椀稀愀爀 琀攀渀猀攀猀 攀 搀愀爀  猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 甀洀 愀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀⸀ 䴀愀猀 渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 漀戀爀愀 栀 愀挀攀猀猀漀猀 琀愀渀琀漀  猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 焀甀愀渀琀漀  猀甀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 焀甀攀 愀 最甀攀爀爀愀 挀椀瘀椀氀 攀 漀 挀漀渀猀攀焀ﰀ攀渀琀攀 砀漀搀漀 搀漀猀 瘀攀渀挀椀搀漀猀 椀洀瀀爀椀洀椀爀愀洀 渀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀 攀 渀漀 挀漀爀瀀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀猀瀀愀渀栀漀氀愀⸀ Para explorar uma possibilidade de aproximação a esse território da instabilidade, examina-se um dos aspectos da produção de Alberti que alude à descontinuidade como movimento propulsor da voz poética. Trata-se de analisar a relação, sempre em permanente mudança, entre ele e o museu do Prado. Esta é recorrentemente elaborada em um mosaico de textos: a crônica “Mi última visita al Museo del Prado”, poemas de Vida bilíngüe de un refugiado español en Francia, A la pintura, Retornos de lo vivo lejano, a peça de teatro Noche de guerra en el Museo del Prado, além de muitos fragmentos de La arboleda perdida. São peregrinações discursivas que captam aproximações a vivências traumáticas, deslocamentos do lócus da escrita, derivações da rememoração, trânsito pelos gêneros literários e reconfigurações da identidade no campo da memória social.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀