XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:517-1


Oral (Tema Livre)
517-1O poder artístico de criação por intermédio da palavra criativa. As narrativas da tradição judaico-cristã revelam a semelhança entre Deus e o Homem em sua proporcional capacidade de criação ex nihil por meio da palavra poética.
Autores:Jaime dos Reis Sant'anna () ; Jaime dos Reis Sant'anna (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A Literatura é a arte da palavra, e o homem – quando cria por meio da instrumentalização da palavra – desfruta de aspectos essenciais da natureza divina: o poder artístico de criação por intermédio da palavra. Ao lançar mão do poder criativo da palavra, o talento do escritor cria – à semelhança de Deus – homens e mulheres, personagens que são colocados em espaços estabelecidos pelo seu arbítrio, para viverem o destino que a sua onipotência predestinou-lhes por um tempo determinado. Há, de fato, um estreitamento entre homem e Deus, quando ambos se entregam ao processo de criação, cuja forma de atuação tem marcas de profunda aproximação. Daí afirmarmos que várias características do trabalho do escritor o tornam semelhante a Deus, posto que o processo de criação de ambos obedece às mesmas idiossincrasias.਀䄀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 搀攀 焀甀攀 愀洀戀漀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 渀愀搀愀Ⰰ 甀洀愀 漀瀀攀爀愀漀 焀甀攀 漀猀 琀攀氀漀最漀猀 挀栀愀洀愀洀 搀攀 挀爀椀愀漀 攀砀 渀椀栀椀氀⸀ 一愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 䜀渀攀猀椀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 搀愀 挀爀椀愀漀 ᰀ愠 琀攀爀爀愀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀洀 昀漀爀洀愀 攀 瘀愀稀椀愀ᴀⰠ 攀 焀甀攀 搀漀 渀愀搀愀Ⰰ 䐀攀甀猀 挀爀椀漀甀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 猀椀洀椀氀愀爀  搀攀 甀洀 瀀椀渀琀漀爀 瀀攀爀愀渀琀攀 甀洀愀 琀攀氀愀 愀瀀愀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瘀愀稀椀愀 攀 猀攀洀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀甀 搀攀 甀洀 攀猀挀爀椀琀漀爀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 攀洀 戀爀愀渀挀漀 ⠀漀甀 搀愀 琀攀氀愀 渀攀最爀愀 搀漀 洀漀渀椀琀漀爀 搀攀 甀洀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 瀀攀猀猀漀愀氀⤀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 渀愀搀愀Ⰰ 䐀攀甀猀 攀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀爀攀攀渀挀栀攀洀 漀 瘀愀稀椀漀 焀甀攀 漀猀 瀀爀攀挀攀搀攀Ⰰ 搀愀渀搀漀 瘀愀稀漀 愀漀 搀椀渀洀椀挀漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 挀爀椀愀漀⸀ No trabalho do Criador e do Escritor, este processo inicia-se igualmente com a utilização do poder criador/criativo da palavra. Os antigos rabinos, quando perguntados acerca do que existia antes de o decreto soberano de Deus estabelecer a criação, respondiam: “O silêncio!”. Ao pronunciamento da palavra de Deus, interrompe-se o império do silêncio absoluto que reina “no meio do nada”, e inicia-se a criação: “E disse Deus: haja luz; e houve luz”. Ou seja, quando Deus diz a palavra imperativa da criação (“e disse Deus: haja!”), à semelhança de quando o escritor escreve – ou do contador de “causos” da tradição oral, ao proferir a sua palavra – as coisas não criadas, ou pré-existentes na mente criadora, passam a existir. À ordem do criador, o que outrora era inexistente é instantaneamente criado e passa a existir sob a determinação volitiva dos articuladores da palavra. Trata-se do milagre da criação.਀伀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀渀愀氀椀猀愀爀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀攀氀愀 焀甀愀氀 琀愀氀 昀攀渀洀攀渀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 氀椀琀攀爀爀椀愀 搀攀 䨀漀猀 匀愀爀愀洀愀最漀Ⰰ 攀洀 爀漀洀愀渀挀攀猀 挀漀洀漀 ∀䰀攀瘀愀渀琀愀搀漀 搀漀 挀栀漀∀Ⰰ ∀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀攀爀挀漀 搀攀 䰀椀猀戀漀愀∀ 攀 ∀伀 愀渀漀 搀愀 洀漀爀琀攀 搀攀 刀椀挀愀爀搀漀 刀攀椀猀∀Ⰰ 挀甀樀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀愀爀挀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀洀漀猀 ∀瀀爀攀猀挀椀渀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 猀愀最爀愀搀漀∀ 渀愀 漀戀爀愀 猀愀爀愀洀愀最甀椀愀渀愀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀