ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:526-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">526-1</td><td><b>Paratextos e contextos da obra infantil lobatiana: tia Nastácia em Caçadas de Pedrinho ( 1924, 1933, 2008)</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marisa Lajolo </u> (UPM - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEUPM - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIEUPM - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Paratextos constituem acréscimos que  sobrepostos ao texto autoral- dialogam com ele e com o leitor, formatando de diferentes maneiras a leitura deste último. Em edições voltadas para crianças e jovens  sobretudo edições que almejam circulação escolar- , para-textos parecem cumprir diferentes funções, a maior parte das vezes inspiradas em uma presumida dificuldade do leitor de construir significados adequados para o texto que lê. Polêmicas recentes sobre aspectos éticos de "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato tornam instigantes reflexões que focalizem: a) trajetória e participação de personagens negras na ficção lobatiana; b) presença e função de paratextos nesta trajetória; c) paratextos e efeitos de sentido em "Caçadas de Pedrinho" .</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>