ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:527-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">527-1</td><td><b>PARA ALÉM DO LITERÁRIO (DOIS MOMENTOS: FRANÇA DO SÉCULO XVIII E BRASIL DO XIX): DE SADE A POMPÉIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>André Luiz Barros da Silva </u> (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Examinaremos as motivações e estratégias de escrita de autores como Restif de la Bretonne e Sade, em sua atuação em pleno Século das Luzes, no que puderam influenciar escritores de outro tempo e lugar, como o Brasil de fins do século XIX. A partir de obras como "Les contemporaines" (Restif) ou "Histoire secrète d'Isabelle de Bavière" (Sade), tentaremos localizar o dínamo de um novo tipo de escrita. Os brasileiros novecentistas Machado de Assis e Raul Pompéia também atuaram de forma dúplice, na literatura e em crônicas, pondo em prática, a suas maneiras, estratégias herdadas daqueles contraditórios iluministas. Tentaremos refletir sobre tais tradições em relação a autores-cronistas ou ensaístas do Brasil de hoje.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>