ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:533-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">533-1</td><td><b>Dramaturgias entre linguagens cênicas: a construção de um pensamento do corpo como processo de comunicação. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Clara Cabral Amaral Brasil </u> (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este texto visa refletir acerca da questão da construção de diferentes tipos de dramaturgias presentes nas Artes Cênicas contemporâneas. Para tanto, aborda temas como as discussões atuais sobre processos cognitivos e de comunicação e desenvolve uma abordagem apoiada na questão da consciência encarnada, desenvolvida por biólogos e neurocientistas contemporâneos Neste sentido, compreender o corpo como conseqüência da relação entre DNA+experiência no mundo se torna essencial para o desenvolvimento deste raciocínio, onde compreendemos que certos processos de percepção e cognição (não como momentos distintos) vão se especializando e desenhando um entendimento de mundo específico e em fluxo com o ambiente em que está inserido. Trata também de investigar a questão das linguagens da dança e do teatro como processos cognitivos e que podem, por conta própria, estabelecer certo tipo de comunicação que não dependa de outra linguagem - como a verbal - para tanto; mas pode se utilizar dela como mais um ferramenta desse processo. As descentralizações do texto nas dramaturgias presentes nas Artes Cênicas Contemporâneas abrem espaço, portanto, para uma discussão de construção de linguagem e de comunicação, como para questões como aprendizagem por experiência e compartilhamento de Sensações. Isto demarca também um território histórico e cultural, onde o corpo não é mais compreendido no sentido cartesiano (sendo mente e corpo vistos em separado), mas onde cada vez mais o papel do corpo na experiência humana é tido como parte de seu processo evolutivo como espécie, tanto de forma cognitiva, como no conseqüente processo de comunicação que isto acaba por definir. Este compartilhamento de Sensações são experienciadas então no sentido Deleuzeano do termo (e em forma de conhecimento), onde as trocas entre os participantes de um mesmo evento Cênico se dão muito mais no sentido de espelhamento e afetação do que em processos lógicos e racionais de entendimento de mundo. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>