ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:539-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">539-1</td><td><b>"Quadros mineiros": sobre as narrativas realistas de Baldomero Lillo, escritor chileno</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Gleiton Lentz </u> (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>No início do século XX, para compor "El Chiflón del Diablo" e outros contos que descrevem as condições de vida subumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina de carvão em Lota, no Chile, o escritor Baldomero Lillo desde cedo acompanhou a exploração carbonífera no lugar, seja descendo às minas com o pai, que era chefe de obras, seja trabalhando na taverna de uma carvoaria, o que lhe permitiu observar e conhecer de perto as condições precárias em que viviam os mineiros e dedicar-se à escrita de seus primeiros relatos, por ele chamados de "quadros mineiros". Devido a esses registros, a história do pequeno povoado de Lota não passou desapercebida, primeiro porque as narrativas de cunho histórico de Lillo destacam a figura do mineiro como humano e descrevem as condições em que os operários das minas de carvão trabalhavam e viviam; segundo, porque além de abordar também o sofrimento de gerações de famílias, denunciam aspectos da realidade chilena como nenhum outro escritor da época o fizera, fazendo com que as narrativas adquirem um forte caráter documental, de relato. O objetivo desta comunicação é apresentar um dos "quadros mineiros" de Lillo, intitulado "El Chiflón del Diablo", evidenciar o projeto literário implícito em sua obra, de registro histórico, sempre preocupada com a chilenidade e suas manifestações, e a atualidade de seu texto, que toca profundamente temas relacionados à exploração carbonífera no Chile, que perpetuam até hoje, em face dos últimos acontecimentos em 2010.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>