ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:543-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">543-1</td><td><b>O ARTISTA COMO CRÍTICO: SOBRE ITALO CALVINO ENSAÍSTA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Adriana Iozzi Klein </u> (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>É certo que em seus escritos Italo Calvino sempre se colocou como escritor e como intelectual ao mesmo tempo - como a comprovar a idéia de Oscar Wilde de que em todo verdadeiro artista existe sempre o espírito crítico - e não é de se espantar que no curso da sua pesquisa formal tenha encontrado no gênero ensaístico um significativo ponto de chegada. O ensaio de Calvino, crítico e criativo, como se pretende demonstrar com o presente trabalho, assume o papel de suporte para a reflexão artística e intelectual que o escritor faz de sua época. Diante da crise da narrativa literária, induzida em grande parte pelas exigências editorias e pelos novos mecanismos que regem a indústria cultural, Calvino mostra-se, sobretudo em seus últimos livros, perfeitamente consciente de que o ensaio pode ser uma forma vital para a literatura contemporânea. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>