XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:552-1


Oral (Tema Livre)
552-1O lugar da província em dois Romances de Formação: Memórias sentimentais de João Miramar (Oswald de Andrade) e Escritura de Raimundo Contreras (Pablo de Rokha).
Autores:Ana María Lea-plaza (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O trabalho que aqui quero apresentar se inscreve dentro de uma investigação mais ampla que consiste num estudo comparativo entre o Bildungsroman brasileiro e chileno da primeira metade do século XX. Seu objetivo consiste em estabelecer os modelos específicos de Romance de Formação que nestes dois países surgem, uma vez que o formato é importado da Europa para a América Latina, considerando os diferentes "sujeitos" em formação (escritores, mulheres, homens do povo, negros), os "espaços" envolvidos nestes processos (a casa materna, o colégio, a vila, o nordeste, etc.) e as poéticas utilizadas e criadas pelos autores para sua narração. Isto com o fim de ver a continuidade que estes mantêm com os formatos europeus, mas também os traços particulares que este gênero adquire no Brasil e no Chile.਀一攀猀琀攀 猀椀洀瀀猀椀漀 椀爀攀椀 洀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀爀 攀洀 搀漀椀猀 搀漀猀 爀漀洀愀渀挀攀猀 焀甀攀 昀漀爀洀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀攀甀 挀漀爀瀀甀猀㨀 䴀攀洀爀椀愀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀椀猀 搀攀 䨀愀漀 䴀椀爀愀洀愀爀 ⠀㄀㤀㈀㈀⤀Ⰰ 搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 伀猀眀愀氀搀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀Ⰰ 攀 䔀猀挀爀椀琀甀爀愀 搀攀 刀愀椀洀甀渀搀漀 䌀漀渀琀爀攀爀愀猀Ⰰ 搀漀 瀀漀攀琀愀 挀栀椀氀攀渀漀 倀愀戀氀漀 搀攀 刀漀欀栀愀⸀ 倀漀爀 瘀爀椀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 攀猀琀攀猀 挀漀洀瀀攀洀 甀洀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 搀甀瀀氀愀⸀ 匀漀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 氀椀最愀搀漀猀 愀漀 洀漀搀攀爀渀椀猀洀漀 氀愀琀椀渀漀愀洀攀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀猀 甀渀攀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 瀀攀爀椀漀搀椀稀愀漀⸀ 䄀洀戀漀猀 昀漀爀洀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 樀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀 琀爀愀搀椀漀 搀漀 䈀椀氀搀甀渀最猀爀漀洀愀渀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 ∀搀攀 攀猀挀爀椀琀漀爀∀⸀ 䔀Ⰰ 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 漀甀 漀甀琀爀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀愀 ∀瀀爀漀瘀渀挀椀愀∀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀漀 焀甀愀氀 瀀爀攀琀攀渀搀漀 昀愀稀ⴀ氀漀猀 搀椀愀氀漀最愀爀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀漀 爀漀洀愀渀挀攀 搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瘀渀挀椀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀猀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 琀爀愀渀猀椀漀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀ⴀ猀攀  洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀攀挀攀 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀椀洀愀爀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 漀渀搀攀 爀攀椀渀愀洀 愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀愀 戀甀爀最甀攀猀椀愀 昀愀稀攀渀搀攀椀爀愀⸀ 䨀 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 挀栀椀氀攀渀漀Ⰰ 椀猀琀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀渀氀漀最愀 洀愀椀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 漀瀀漀猀琀愀⸀ 䔀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀Ⰰ 渀漀  挀漀洀 愀 攀氀椀琀攀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 攀猀琀攀 爀漀洀愀渀挀攀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀漀洀 甀洀愀 漀甀琀爀愀 挀氀愀猀猀攀 猀漀挀椀愀氀㨀 愀 搀愀 洀愀猀猀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀愀 搀攀 瀀爀漀瘀渀挀椀愀 ⠀挀漀渀挀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 䌀栀椀氀攀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 吀愀氀挀愀Ⰰ 䰀椀挀愀渀琀渀Ⰰ 䰀椀渀愀爀攀猀⤀焀甀攀 昀漀椀 洀漀瘀椀搀愀 瀀攀氀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀 渀漀猀 挀攀渀琀爀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀 ⠀瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 匀愀渀琀椀愀最漀⤀⸀ 伀 琀攀洀愀 搀愀 瀀爀漀瘀渀挀椀愀 愀瀀愀爀攀挀攀Ⰰ 攀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 樀 渀漀 猀漀戀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀瘀椀渀挀椀愀渀椀猀洀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 椀洀椀最爀愀漀 挀愀洀瀀漀ⴀ挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀昀爀椀搀愀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀愀 攀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀㨀 刀愀椀洀甀渀搀漀 䌀漀渀琀爀攀椀爀愀猀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 猀椀渀琀琀椀挀愀 搀漀 挀愀洀瀀漀渀猀ⴀ瀀漀攀琀愀 ⠀攀洀 挀氀愀爀愀 爀攀氀愀漀 洀攀琀愀昀椀挀琀挀椀愀 挀漀洀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀甀琀漀爀⤀ 焀甀攀 攀洀椀最爀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀猀 愀渀漀猀 瀀爀瘀椀漀猀 愀 ㄀㤀㈀㤀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀