ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:555-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">555-1</td><td><b>"O Grande Circo Místico": da página ao palco</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Deisily de Quadros </u> (UFPR - Universidade Federal do Paraná) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> O Grande Circo Místico , poema de Jorge de Lima, está presente no livro <i>A túnica inconsútil</i>, que representa o auge da criação da fase espiritualista do poeta. Jorge de Lima apresenta uma poesia entremeada de elementos espirituais, que se fazem presentes no caráter bíblico da linguagem, no emprego de imagens e símbolos sagrados e no cultivo da parábola, procurando estabelecer a ligação do humano com a existência total. Esse poema originou duas interpretações que foram adaptadas pelo Balé Teatro Guaíra para a linguagem da dança. Tomando, portanto, o poema  O grande circo místico e as gravações dos espetáculos homônimos  a primeira versão apresentada em 1983 e a segunda em 2002  , o presente estudo tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas na passagem do texto poético para o texto cênico, averiguando a manutenção ou transformação dos componentes poético-literários e traçando as características da recepção crítica do poema de Jorge de Lima e dos espetáculos teatrais. A recepção do poema e dos espetáculos será analisada à luz da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e da Sociologia da Leitura de Roger Chartier. No transcorrer deste estudo, portanto, será observado de que modo os elementos de sentido do poema foram transformados pelos espetáculos em elementos de presença (GUMBRECHT, 2001) e como se dá o diálogo entre as diferentes linguagens  poema, dança, música.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>