ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:562-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">562-1</td><td><b>A obra infantil de Monteiro Lobato na formação do professor do ensino básico: resultados de um estudo de caso com professores de uma escola pública no município de Marabá-PA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Patrícia Aparecida Beraldo Romano </u> (UFPA - Universidade Federal do Pará) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Parece fundamental, depois de tantos estudos que têm sido realizados sobre Monteiro Lobato, a partir da década de 90 do século XX, que suas obras estejam presentes na formação dos discentes. Para isso, é necessário que o professor também seja um leitor de Lobato, já que cabe a ele, profissional da educação, levar o texto para a sala de aula e apresentá-lo como leitura a ser feita e discutida. O que se tem percebido, conforme afirmou Marisa Lajolo, em mesa-redonda realizada no último Cole (Congresso de Leitura), em julho de 2009, é que, quando a escola possui as obras de Monteiro Lobato, o professor costuma levá-las à sala de aula. A expectativa é a de que a fala da autora possa se comprovar no estudo de caso em questão em uma escola do ensino público de Marabá, no sudeste do Pará. Busca-se, assim, nessa comunicação, apresentar os resultados, até o presente momento, de projeto financiado pelo PROINT, oferecido a uma escola desse município paraense. A idéia básica é a de fornecer curso de formação de professores-mediadores de leitura a partir da obra infantil de Monteiro Lobato. O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), implantado oficialmente em agosto de 2006, tem clamado por uma política de formação de professores-mediadores de leitura e percebe-se, nesse documento, a necessidade de que isso seja uma preocupação federal, estadual e municipal. O subprojeto intitulado  Literatura infantojuvenil e a recepção da obra infantil de Monteiro Lobato na formação do professor-mediador de leitura na Educação Básica faz parte do projeto-geral PROINT 2010-2011  Diálogos entre língua e literatura: integrando saberes nas práticas da educação básica . Ressalta-se, em primeira instância, o desejo de apresentar (ou reapresentar) algumas obras infantis de Monteiro Lobato para o professor e mostrar-lhe como podem ser lidas e desenvolvidas em sala de aula de forma a contribuir para que o profissional de língua materna ajude o aluno a encontrar prazer por ler textos literários, especificamente os infantis de Monteiro Lobato. Além disso, o próprio professor poderá também desfrutar desse prazer por ler esses textos (se não os leu quando criança ou estudante) ou relê-los. O projeto se sustenta, portanto, nessa necessidade de se formar educadores-mediadores de leitura. Faz-se, todavia, um recorte especial para a obra infantil de Monteiro Lobato, já que se vê na saga da Turma do Sítio do Picapau Amarelo um rico material de ensino-aprendizagem que vai ao encontro daquilo que deve ser fundamental em um texto de qualidade na literatura infantil: textos que não se apresentem cheios de moralidades e aprendizagens forçadas ou com histórias pedagógicas disfarçadas em literatura, mas sim artisticamente elaborados e que cativem pequenos e "grandes" leitores.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>