XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:566-1


Oral (Tema Livre)
566-1fotografia e criatividade poética em M. António (Angola)
Autores:Francisco Soares (UE - Universidade de Évora)

Resumo

Na literatura e na cultura angolanas a fotografia desempenhou, desde relativamente cedo, um papel importante. ਀一愀 瀀漀攀猀椀愀 氀爀椀挀愀 搀攀 䴀爀椀漀 䄀渀琀渀椀漀 ⠀㄀㤀㌀㐀ⴀ㄀㤀㠀㤀⤀ 攀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 搀甀愀猀 瘀椀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 愀樀甀搀愀洀 愀 瀀攀渀猀愀爀 愀猀 椀渀琀攀爀ⴀ爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀  A primeira está associada à memória: a fotografia vem despoletar recordações e, por arrasto, acionar a criatividade, levando a retratar a figura paterna inspiradora, ou a imaginar toda uma geração desaparecida antes do nascimento do autor. Desta maneira, ela cumpre também uma função identitária, para além de preencher a função de motivo literário e de explicação da própria criação do poema. ਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 瘀椀愀  洀愀椀猀 猀甀戀琀椀氀㨀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀砀氀椀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀 搀漀 愀甀琀漀爀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 愀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 瘀椀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 瀀攀挀甀氀椀愀爀Ⰰ 焀甀攀 椀渀猀琀愀甀爀愀 甀洀 琀椀瀀漀 洀甀椀琀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀攀 ᠀爠攀愀氀椀猀洀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀ᤀ⸠ 伀猀 瀀漀攀洀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀焀甀椀渀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 洀甀椀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀 搀漀 焀甀攀 栀漀樀攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀㨀 攀氀攀猀 爀攀琀爀愀琀愀洀 ⠀搀漀 愀 瘀攀爀⤀ 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 攀渀甀渀挀椀愀琀椀瘀漀 渀漀猀 瀀爀漀瀀攀 挀漀洀漀 愀 焀甀攀 攀氀攀 瀀爀瀀爀椀漀 瘀椀猀椀漀渀愀㬀 洀愀猀 琀愀洀戀洀 椀洀椀琀愀洀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 挀漀洀漀 漀猀 搀愀 挀漀氀愀最攀洀 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀 瘀 攀 漀 焀甀攀 猀攀 瘀椀甀 ⠀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀 瘀 攀 漀 焀甀攀 猀攀 漀甀瘀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀 瘀 ⠀瀀愀椀猀愀最攀渀猀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀漀猀Ⰰ 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀猀⤀ 攀 漀 焀甀攀 猀攀 氀 ⠀最甀椀愀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⤀⸀ 䴀愀猀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 瀀爀攀搀漀洀渀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 攀 搀攀 昀爀愀最洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 渀椀琀椀搀攀稀Ⰰ 愀 愀瀀愀爀攀渀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 挀洀愀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀  A nossa comunicação desenvolve sobretudo considerações a partir desta segunda via, ou função, da fotografia nos poemas de Mário António para o questionamento geral das relações entre fotografia e criatividade literária.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀