ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:569-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">569-1</td><td><b>ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO: EM BUSCA DE UM LEITOR LITERÁRIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ebe Maria de Lima Siqueira </u> (UEG - Universidade Estadual de GoiásUFG - Universidade Federal de Goiás) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A presente comunicação pretende discutir o papel da mediação na formação de um leitor literário, diante dos desafios da  multiculturalidade presente na contemporaneidade. Uma vez que os leitores transformam-se conforme mudam-se os modos de ler ao longo da história, entendemos ser de fundamental importância a investigação em torno dos diferentes papéis de mediação, que estão postos em cena quando se pretende atingir a formação de um leitor literário. Partindo da premissa de que o acesso à literatura deve ser um direito incompressível, como a saúde, a alimentação, a moradia, como assevera Antonio Candido (1995) e que o ato de ler não suporta o imperativo, como levar crianças e jovens ao ato da leitura se não se pode fazê-lo por decreto? Esta e outras perguntas é o que nos propomos a alinhavar nesta comunicação ao levantarmos algumas premissas que discutem as várias instâncias de mediação, a partir da família, como primeira instância responsável pela formação da criança; passando pela escola, instituição que, no Brasil, na maioria das vezes é a primeira a apresentar à criança o objeto livro; chegando ao mercado e sua relação com autores e editores que, de alguma forma, exercem papel de mediação e interferem no processo de formação de leitores. Para fundamentar nossas reflexões face à formação do leitor literário dialogaremos com Candido (1972), Eco (1972), Calvino (1991), Jolibert (1994), Colomer (2003), Bloom (2005), Petit (2008), Penac (2009 ), Cancline (1997), Barbero (2009), entre outros.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>