XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:572-1


Oral (Tema Livre)
572-1As referências intermidiáticas na obra "Retirantes" de César Guerra-Peixe e Cândido Portinari.
Autores:Frederico Santos (EBA-UFMG - Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas GeraisUNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde)

Resumo

Desde os primórdios, as relações entre as artes, música, artes visuais e literatura pululam o imaginário dos artistas, dos diletantes e apreciadores, que buscam incessantemente um motivo para iniciar as analogias entre elas, que pode variar de pequenos e ínfimos incisos a temas homônimos. Entretanto, foi no século XIX que a relação abordada anteriormente tomou proporções significativas, estendendo-se pelas primeiras décadas do século XX e solidificando-se décadas depois através de estudos científicos, com a criação de um grupo de estudiosos alemães, que futuramente desenvolveria a Intermidialidade como método de apreciação e análise das relações entre as mídias. Embasou-se na teoria Intermidiática de Rajewsky (2005) e Clüver (2008), esse texto propõe uma análise entre a tela Retirantes (1944), do pintor brasileiro Cândido Portinari e a primeira obra do Episódio Sinfônico, Família de Retirantes do Tributo a Portinari do compositor César Guerra-Peixe.਀  Fundamentou-se efetivamente na referência intermidiática, subcategoria definida por Rajewsky (2005), o texto suscita uma abordagem que diz respeito à relação de proporção, aspecto e grau de semelhança entre as obras em questão, pois quando estabelecemos uma relação de comparação, mesmo que as fórmulas pareçam extravagantes e os fenômenos pertençam a universos separados ou a linguagens diversas, a validade das relações comparativas perdura, de acordo com sua finalidade. Depois de comparado um fenômeno a outro, surgem as respectivas diferenças, identidades, simetrias e dissimetrias, juntamente com um potencial analítico de mútuas transformações, capazes de esclarecer e de explicar a natureza desses fenômenos. Desta forma, objetiva-se, a partir da análise entre a obra referida, evidenciar o diálogo entre os fenômenos identificados em ambas as mídias, assim como estabelecer as relações do processo analítico utilizado.਀ A principal contribuição desse trabalho é salientar a importância do conhecimento das relações entre as diversas mídias, pois essas possibilitam uma leitura/apreciação mais ampla das obras através de seus elementos integralizadores, seja através da reprodução de elementos extramusicais, seja apenas pela evocação dos mesmos. Salienta-se, através deste exemplo, não apenas a importância dos episódios, ilustrações ou poemas sinfônicos no âmbito da apreciação musical, mas todo o estudo envolvendo outras mídias, literatura, fotografia, ópera, ballet, cinema, teatro, arte digital e outros.਀ Após a contextualização dessas obras e seus elementos, tanto picturais, como musicais, apresenta-se uma análise dos elementos estruturais da obra musical, no nível da partitura, e uma análise dos elementos intermidiáticos, englobando as relações analógicas entre as obras em questão. ਀ Concluiu-se que a possibilidade do compositor César Guerra-Peixe utilizar referências intermidiáticas para a elaboração da sua obra esteve implícita em todo o contexto composicional, partindo do princípio de que o compositor não procurou imitar nenhuma elemento pictural e sim, evocar situações ou sugestões quase poéticas para parafrasear Cândido Portinari.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀