XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:577-1


Oral (Tema Livre)
577-1Recriando Memórias
Autores:Lia Cupertino Duarte Albino (FATEC - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos)

Resumo

Segundo Italo Calvino (2007, p.10), “dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.”਀吀攀渀搀漀 椀猀猀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀攀砀琀漀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 猀攀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 氀椀琀攀爀爀椀愀 搀攀 㰀椀㸀䴀攀洀爀椀愀猀 瀀猀琀甀洀愀猀 搀攀 䈀爀猀 䌀甀戀愀猀㰀⼀椀㸀 搀攀 䴀愀挀栀愀搀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 䨀漀猀 䰀漀甀稀攀椀爀漀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 攀猀猀愀猀 ᰀ洠攀氀栀漀爀攀猀 挀漀渀搀椀攀猀ᴀ†愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀 椀渀昀愀渀琀漀ⴀ樀甀瘀攀渀椀氀⸀ Para tanto, o texto apresenta algumas reflexões sobre o processo de adaptação literária para crianças e jovens no âmbito téorico-crítico dos estudos literários, coadunando-as à análise imanente da obra em questão. ਀䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 搀攀 焀甀攀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 攀砀琀攀渀猀漀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 氀椀琀攀爀爀椀愀 搀攀 䨀漀猀 䰀漀甀稀攀椀爀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 漀戀爀愀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 瀀漀爀 䴀愀挀栀愀搀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀⸀ Por fim, são apresentadas aos professores de Língua Portuguesa e Literatura, principais mediadores de leitura na escola, algumas sugestões metodológicas para o trabalho com a adaptação literária de Memórias póstumas de Brás Cubas em sala de aula.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀