XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:582-1


Oral (Tema Livre)
582-1ESTRUTURA NARRATIVA NA PÓS-MODERNIDADE
Autores:Sandra Aparecida Fernades Lopes Ferrari (IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA)

Resumo

Os conceitos de “estrutura” manifestados em todo o século XX trazem à tona questões sobre a relação forma e conteúdo na obra de arte e asseguram a realização de grandes pesquisas. Dentre essas estão os debates sobre os termos pós-moderno e moderno, que tendem a produzir uma dualidade: ao mesmo tempo em que se afasta, o pós-moderno se aproxima do passado que quer negar, neste caso, o modernismo. Essa relação tensiva de aceitação e rejeição provoca um deslocamento do ato de narrar e do próprio conceito de gênero na produção em prosa, conceito este, retomado a partir no século XX pelo modernismo. Nesse sentido, o que é novidade para a pós-modernidade, como sugere Steven Connor, é a repetição do antigo. A abordagem que pretendemos adotar neste texto é ver o discurso em prosa como abstração da realidade intemporal, percebendo de que forma a voz do narrador pode ser instrumento de interferência, ruptura e transformação da estrutura da narrativa. Tais questões estão voltadas para uma reflexão sobre o ato de narrar e o ato de passar uma informação, aos moldes de Walter Benjamin. Partindo desse pressuposto, chama-nos a atenção obras como “Mínimos Múltiplos Comuns” de João Gilberto Noll, e “Fluxo Floema” de Hilda Hilst que configuram sua estrutura narrativa de forma híbrida, heterogênea e inacabada.਀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀猀洀漀Ⰰ 瀀爀漀猀愀Ⰰ 渀愀爀爀愀搀漀爀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀