XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:593-1


Oral (Tema Livre)
593-1No labirinto da escrita: a tentação autobiográfica em três romances de Antonine Maillet਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀刀攀渀愀琀漀 嘀攀渀愀渀挀椀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 搀攀 匀漀甀猀愀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀䔀刀䨀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀一漀猀猀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 戀甀猀挀愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀 爀漀洀愀渀挀攀 攀 愀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 ∀攀猀挀爀椀琀愀猀 搀攀 猀椀∀ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 琀爀猀 琀攀砀琀漀猀 搀愀 攀猀挀爀椀琀漀爀愀 挀愀渀愀搀攀渀猀攀 搀攀 氀渀最甀愀 昀爀愀渀挀攀猀愀 䄀渀琀漀渀椀渀攀 䴀愀椀氀氀攀琀Ⰰ 愀 猀愀戀攀爀 㰀椀㸀伀渀 愀 洀愀渀最 氀愀 搀甀渀攀㰀⼀椀㸀 ⠀㄀㤀㘀㈀⤀Ⰰ 㰀椀㸀䰀攀 䌀栀攀洀椀渀 匀愀椀渀琀ⴀ䨀愀挀焀甀攀猀㰀⼀椀㸀 ⠀㄀㤀㤀㘀⤀ 攀 㰀椀㸀䰀攀 琀攀洀瀀猀 洀攀 搀甀爀攀㰀⼀椀㸀 ⠀㈀  ㌀⤀⸀ Através do relato da história de Radi/Radegonde, alter ego da autora originária da província marítima do Novo Brunswick, na região da antiga Acádia, os romances retraçam o percurso de uma carreira nascida do desejo de uma menina que, diante de "uma realidade inacabada" (2003, p. 260), quer "Recriar o mundo com lápis e papel" (2003, p. 263).਀一漀 瀀爀攀昀挀椀漀 搀攀 㰀椀㸀伀渀 愀 洀愀渀最 氀愀 搀甀渀攀㰀⼀椀㸀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀 䐀甀戀 搀椀稀 焀甀攀 ∀漀 爀漀洀愀渀挀攀 搀攀 刀愀搀椀  琀愀洀戀洀 漀 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀 搀攀 䴀愀椀氀氀攀琀 攀 洀攀猀洀漀 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀 㰀椀㸀琀漀甀琀 挀漀甀爀琀㰀⼀椀㸀∀⠀瀀⸀ ㈀㐀㐀⤀⸀ Na primeira parte de Le Chemin Saint-Jacques, sobre o qual James de Finney afirma ser "tanto uma autobiografia fantasiosa quanto um romance de formação" (p. 56), a autora continua a narrativa da infância da protagonista. Na segunda parte, acompanhamos os acontecimentos da adolescência e da idade adulta de Radegonde assim como o nascimento de sua vocação de escritora. ਀㰀椀㸀䰀攀 琀攀洀瀀猀 洀攀 搀甀爀攀㰀⼀椀㸀 瀀攀 攀洀 挀攀渀愀 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 刀愀搀攀最漀渀搀攀 攀 刀愀搀椀Ⰰ 渀甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 渀愀爀爀愀搀漀爀愀ⴀ瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀栀攀最愀搀漀  瘀攀氀栀椀挀攀Ⰰ 爀攀琀漀爀渀愀 洀攀琀愀昀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀  椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀愀 攀氀愀  漀 氀甀最愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀ Graças às ressonâncias autobiográficas dessas obras, marcadas pelo tema do retorno às fontes e pela busca da origem, mas também das origens, podemos considerá-las com Philippe Lejeune (2006) "romances autobiográficos", nos quais a aventura das palavras alia-se à viagem da e pela escrita, em meio ao labirinto de uma memória ligada, ao mesmo tempo, ao destino pessoal de uma escritora e ao destino da coletividade acadiana. ਀  ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀