ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:611-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">611-1</td><td><b>Metáforas e Preparação do Ator no Contexto do Teatro Performativo</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Caldas Lewinsohn </u> (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>No âmbito atual de um teatro que se pode chamar de performativo, podemos observar um deslocamento da importância central da dramaturgia clássica, antes centrada no texto e hoje diluída cada vez mais nos diversos elementos constitutivos da cena  luz, figurino, tecnologia, atores, música, cenário etc. A inter-relação desses elementos compõem esta nova dramaturgia, na qual cada um é gerador de signos próprios ao invés de serem apenas suporte para o domínio do texto dramático, como anteriormente. Neste contexto, o ator ganha uma outra dimensão, pois na medida em que o texto perde espaço na construção de personagens clássicos, o ator passa a se comunicar também por meio da expressão do seu corpo como um todo. Esse corpo performativo exige uma presença do ator que se comunique para além das palavras, que crie, junto aos outros componentes do espetáculo, um bloco de sensações, a partir da livre associação desses elementos. A preparação deste ator, no caso específico de grupos consolidados de pesquisa teatral, se dá por práticas em sala de trabalho conduzidas por diretores ou membros desses coletivos teatrais. Acreditamos que a forma de condução de ensaios, oficinas ou treinamentos ajudam a gerar estados expressivos no trabalho do ator. Em muitos casos notamos a utilização de metáforas como comandos verbais em processos criativos e observamos que elas podem ser significativas por criarem linhas de fuga do sistema modelar de representação. Neste artigo buscaremos analisar as metáforas utilizadas nos comandos das práticas de ensino do LUME Teatro  Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp -, como auxiliadoras num processo de construção desta presença cênica. Esta pesquisa de doutorado integra o projeto temático  Memória(s) e Pequenas Percepções , coordenado por Renato Ferracini e Suzi Sperber, e se propõe a investigar a potência das metáforas de trabalho nas práticas criativas como possíveis impulsionadoras de estados microperceptivos no ator.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>