ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:612-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">612-1</td><td><b>O TEATRO DO MUNDO NO MUNDO DO TEATRO  A OBRA DE PAULO CORRÊA DE OLIVEIRA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Katiane Iglesias Rocha Araujo </u> (PG-UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A representação do mundo na literatura tem ocupado lugar de relevância entre os temas da teoria literária. Pensar, também, sobre como tal representação se configura em cada um dos gêneros literários pode ressaltar as particularidades de cada um desses gêneros, revelando aspectos textuais que contribuem para uma visibilidade maior do processo de composição do mundo por meio da linguagem literária. Nesse contexto, Paulo Corrêa de Oliveira revê a história e relê a literatura por meio de suas produções teatrais, em um processo de criação que possibilita a abertura a um novo olhar sobre as coisas mesmas, transfigurando uma tradição para o já conhecido. Nas obras de Paulo Corrêa de Oliveira o histórico e o literário aparecem como possibilidade de se resgatar, ou recriar, a tradição de um local, tanto em relação aos fatos tidos como realidade, como àqueles sabidamente perpassados pela invenção. Nota-se, pois, uma proposta de se repensar a identidade cultural, em uma manobra de escrita que envolve o embate entre Fato e Ficção, dando espaço ao diálogo entre História, Ficção e Literatura.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>