ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:620-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">620-1</td><td><b>O estranho e o familiar em  Pequena palestra com uma múmia , de Edgar Allan Poe, e em  Uma visita de Alcibíades , de Machado de Assis</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Adelaide Caramuru Cezar </u> (UEL - Universidade Estadual de Londrina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Tomando como suporte o conceito de estranho &#8722; unheimlich (sinistro, obscuro, inquietante, desconhecido) &#8722; presente em ensaio escrito por Freud em 1919 e por ele intitulado  Das Unheimliche , serão analisadas duas narrativas do século XIX:  Pequena palestra com uma múmia (1845), de Edgar Allan Poe (1809-1849), e  Uma visita de Alcibíades (1876), de Machado de Assis (1839-1908). De acordo com o psicanalista,  o estranho é aquela categoria do assustador que remete ao que é conhecido de velho, e há muito familiar . Esta categoria (o estranho) será analisada separadamente no conto de Poe e no conto de Machado. Em seguida, será efetivado trabalho comparativo entre as duas narrativas de maneira a poder concluir (ou não) influência do escritor norte-americano sobre o escritor brasileiro.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>