XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:626-1


Oral (Tema Livre)
626-1Trauma e narrativa: vozes silenciadas da tortura num conto de Veríssimo਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀吀攀爀攀猀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 搀愀 䌀漀猀琀愀 一攀瘀攀猀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀䘀䨀䘀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䨀甀椀稀 搀攀 䘀漀爀愀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀嘀椀猀琀愀 猀漀戀 漀 瀀爀椀猀洀愀 搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 瀀猀椀挀愀渀愀氀琀椀挀愀 搀漀 琀爀愀甀洀愀Ⰰ 愀 琀漀爀琀甀爀愀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 愀渀漀猀 搀攀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 爀攀瘀攀氀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 氀椀琀攀爀爀椀愀⸀ 䴀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 攀砀琀爀攀洀漀Ⰰ 攀砀椀最攀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 甀洀 栀漀爀爀漀爀 椀渀攀砀瀀爀椀洀瘀攀氀 攀Ⰰ 挀漀渀挀漀洀椀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 愀搀洀椀琀攀 戀愀渀愀氀椀稀愀攀猀 焀甀攀 愀洀攀渀椀稀攀洀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 漀甀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀攀洀 猀甀愀 攀猀琀爀愀渀栀攀稀愀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 猀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀爀愀最洀攀渀琀愀搀愀 攀 爀攀琀椀挀攀渀琀攀 搀漀 琀爀愀甀洀愀 渀漀 爀愀爀漀 爀攀挀漀爀爀攀  椀洀愀最椀渀愀漀 搀攀 洀漀搀漀 愀 搀漀琀愀爀 漀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 搀攀 渀攀砀漀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 攀猀挀爀椀琀愀 椀洀愀最椀渀愀琀椀瘀愀 搀攀瘀漀琀愀搀愀  攀砀瀀爀攀猀猀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 琀爀愀甀洀琀椀挀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀椀猀琀椀渀最甀椀搀愀 瀀漀爀 猀攀甀 琀攀漀爀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀氀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀 漀戀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀  挀愀瀀愀稀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 瀀猀椀挀愀渀愀氀琀椀挀漀Ⰰ 琀爀愀漀猀 搀漀 爀攀愀氀 挀甀氀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀⸀ No conto A mancha, Luis Fernando Verissimo coloca em cena o diálogo entre História e Literatura, dando vida a Rogério, um ex-prisioneiro do regime militar que, ao reencontrar o lugar em que foi torturado, se vê diante de uma dupla e paradoxal necessidade: lembrar os acontecimentos que marcaram aquele período e abandoná-los no passado para não inviabilizar a vida presente. O autor promove uma conexão entre o problema psicanalítico individual do trauma e o mal-estar coletivo do qual padecem sociedades que rejeitam a memória e abandonam projetos de reparação de injustiças passadas. Compõe, assim, uma alegoria do Brasil, país no qual o regime ditatorial deixou máculas que ainda hoje afetam nossas condições de vida, nossos planos, nossa identidade. A narrativa de Verissimo, enfim, dá voz ao desconfortável pacto de silêncio sob o qual nosso violento passado tem sido mantido historicamente sepultado nas memórias individuais.਀䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 昀漀洀攀渀琀漀㨀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䰀攀琀爀愀猀㨀 䔀猀琀甀搀漀猀 䰀椀琀攀爀爀椀漀猀 ⠀倀倀䜀 䰀攀琀爀愀猀⼀唀䘀䨀䘀⤀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀