ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:636-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">636-1</td><td><b>CLAUDIO MAGRIS E AS FRONTEIRAS DO DISCURSO: UMA LEITURA DE "ÀS CEGAS" palavras-chave: Magris, fronteiras, discurso</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Maria Célia Martirani Bernardi Fantin Fantin (UFPR - Universidade Federal do ParanáUFPR - Universidade Federal do ParanáUFPR - Universidade Federal do ParanáUFPR - Universidade Federal do Paraná) ; <u>Maria Célia Martirani Bernardi Fantin </u> (UFPR - Universidade Federal do ParanáUFPR - Universidade Federal do ParanáUFPR - Universidade Federal do ParanáUFPR - Universidade Federal do Paraná) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O protagonista narrador do último romance do escritor italiano contemporâneo Claudio Magris representa, de modo revelador, a figura do anti-herói desenraizado, uma "displaced person", eterno estrangeiro, sem lugar no mundo. Salvatore Cippico, apresentado como militante comunista, será obrigado, por questões políticas, a viver em trânsito, numa eterna viagem que se traduz como "Odisséia da desilusão". No presente estudo, pretendemos verificar os procedimentos narrativos que corroboram para a representação desse não espaço, numa perspectiva dialética do conceito de fronteira,objetiva e subjetivamente,investigando-o enquanto recurso discursivo. Para tanto, partimos de alguns elementos da Retórica, nos termos propostos por Platão, a fim de verificar, a posteriori, com M. Bakhtin, J. Lacan e F. Jameson como esta se subverte numa anti-Retórica pós moderna, que parece ser uma, entre as múltiplas chaves possíveis de leitura, diante da obra de Magris.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>