ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:637-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">637-1</td><td><b>A criação estética na era da cibernética: lucubrações na linguagem da máquina.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ricardo Portella de Aguiar </u> (FAETEC-RJ - Fundação de Apoio a Escola Técnica do RJ) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As linguagens da tecnologia  principalmente as linguagens de programação  influenciam fortemente os fenômenos estéticos contemporâneos. A era dos computadores, com suas ferramentas e linguagens, proporcionou novas formas de criação e diferentes perspectivas para a arte. Neste ambiente de criação, o objeto artístico surge através de processos de seleção feitos nos repertórios materiais pré-definidos na Linguagem da Tecnologia. A criação estética, portanto, torna-se um ato essencialmente heurístico; a seleção se desenrola experimentalmente e pode ser constantemente revisada em um processo de tentativa e erro. Este trabalho busca o lugar dos produtos resultantes de lucubrações nas Linguagens da Tecnologia, aprofundando a discussão sobre a criação de software como simples produção de código técnico ou como criação de uma escritura técnica a partir das ferramentas cibernéticas.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>