ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:639-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">639-1</td><td><b>O papel do escritor enquanto crítico: Le monde extérieur, de Marguerite Duras</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Pablo Lemos Berned </u> (UFF - Universidade Federal Fluminense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A partir de <i>Le monde extérieur: Outside 2</i>, que se constitui de artigos dispersos de Marguerite Duras produzidos entre os anos 60 até os anos 90, organizados por Christiane Blot-Labarrère e publicado em 1993, o objetivo deste trabalho propõe-se a verificar, através do papel do escritor enquanto crítico, os valores estéticos e ideológicos privilegiados pela sua escrita. Os textos que compõem <i>Le monde extérieur</i> são geralmente recuperados de jornais, revistas e prefácios de livros, e tratam sobretudo de literatura, cinema, fotografia, música, teatro e política. Através da ótica do escritor enquanto crítico, algumas afirmações acabam não indicando propriedades objetivas, mas sim a atitude do crítico para com o seu objeto, expondo portanto valores (estéticos, morais, ideológicos). Tal reunião de artigos indica um projeto de busca pela totalidade do escritor e de sua obra, enquanto se recorre inclusive, como é o caso, a textos paraliterários de Marguerite Duras, ainda que tal conceito revele-se problemático no tocante ao conjunto de sua obra. A organização dos textos dispersos de certa forma representa o <i>arquivamento</i> de suas inquietações sobre o <i>exterior</i>.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>