ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:649-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">649-1</td><td><b>PARATEXTOS DO INSÓLITO: O DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E A PINTURA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Cláudia Rodrigues Alves </u> (IBILCE-UNESP - IBILCE-UNESP) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Inúmeros artistas de distintas áreas compartilham além de sua paixão por seu ofício o gosto pela literatura e experimentam estabelecer o diálogo entre suas especificidades e o texto literário. Honoré Daumier, Henry de Groux, James Ensor, Paul Gauguin, Francisco de Goya, Max Klinger, Edvard Munch, Odilon Redon, Alfred Kubin e Félicien Rops são alguns exemplos de pintores que explicitaram sua admiração pelo texto literário e enveredaram por releituras utilizando o suporte da pintura ou da ilustração. Consagraremos, neste estudo, especial atenção ao trabalho realizado pelo francês Odilon Redon a partir da produção literária de Edgar Allan Poe e Baudelaire e observaremos os resultados desse diálogo: paratextos que evocam um universo enigmático, inquietante, onírico, no qual o macabro e a sensualidade coabitam. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>