ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:667-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">667-1</td><td><b>A fala da resistência: reverberações estéticas nos textos dos sambas de enredo da cidade do Rio de Janeiro</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fernanda Carneiro Donato </u> (GOV. RJ - Governo do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Se no princípio foram considerados somente como música para embalar o desfile das escolas de samba, os sambas de enredo, ao longo dos tempos, têm se destacado por sua característica multi-facetada: expressam o tema; descrevem o espetáculo visual das alegorias e adereços estabelecendo um elo desses com os participantes do desfile, além de provocar, nesse diálogo, semioses infindas no universo das linguagens que manifestam. Não obstante, apresentam signos provenientes de uma herança cultural africana, ao mesmo tempo em que podem discursar em nome da sociedade que representam. O presente estudo tenciona realizar uma leitura semiológica dos sambas de enredo da cidade do Rio de Janeiro na década de 80, buscando identificar as raízes sígnicas da cultura afro-brasileira nas entrelinhas de suas composições e suas reverberações éticas e estéticas na cultura. Palavras-chave: Texto.Sambas de enredo. Signo. Estética. Cultura </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>