ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:668-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">668-1</td><td><b>UNIVERSOS FICCIONAIS MEDIADOS PELA SUBJETIVIDADE FEMININA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Salete Rosa Pezzi dos Santos </u> (UCS - Universidade de Caxias do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A história da literatura latino-americana atinge sua maturidade no século XX, após atravessar períodos distintos de criação literária. Nesse contexto, é importante ressaltar a produção de mulheres escritoras, cujas narrativas têm suscitado reflexões e questionamentos relativos às vivências femininas. Dentre essas ficcionistas, ressaltam-se a escritora chilena Isabel Allende e Leticia Wierzchowski, escritora sul-rio-grandense, cujas obras serão alvo deste estudo. <i>Eva Luna</i> (1989), de Allende, foi lançada em 1987 e tem alcançado expressivo interesse por parte de leitores, o que se comprova pelas inúmeras edições do livro. Essa narrativa move-se em torno da personagem-narradora Eva Luna, cuja palavra edifica mundos alternativos, pelos quais é possível transgredir a mediocridade do cotidiano. Em <i>Um farol no pampa</i>, Wierzchowski dá voz, mais uma vez, à personagem-narradora Manuela, a qual, revisando a história dos antepassados, retoma a trajetória de homens e mulheres que se digladiam num universo de encontros e desencontros. Ambas as narrativas provocam a busca de elementos que configurem a subjetividade feminina na apreensão da realidade, trajeto analítico que será elaborado com base em aportes teóricos da crítica literária voltada para o texto feminino. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>