ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:698-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">698-1</td><td><b>O MITO BÍBLICO DE SALOMÉ REVISITADO PELO  PAGÃO GABRIELE D ANNUNZIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Claudia Fernanda de Campos Mauro </u> (UNESP- FCLAR - Faculdade de Ciências e Letras- UNESP- Araraquara) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A figura de Salomé foi um dos maiores mitos explorados dentro da produção artística do século XIX. Representou uma constante e fértil fonte de inspiração para pintores, poetas e músicos deste peíodo. Salomé, representante maior do eterna feminilidade e do eterno feminino, ocupa posição central dentro do período do simbolismo/decadentismo francês. Desta forma, o tema de Salomé tranformou-se em mito e a figura da dançarina que, seduzindo um homem, consegue a cabeça de outro foi, muitas vezes retomada e trabalhada. Salomé, portanto, seduziu mais uma vez só que, agora, não mais Herodes mas, os artistas do final do século XIX e início do século XX, que se deixaram levar pelo herotismo, capacidade de sedução e caráter controlador desta personagem. Assim, Salomé parte do Novo Testamento, dos Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas e chega até o século XX. Sendo freqüente a presença da figura da mulher fatal na produção artística finissecular, escolhemos como objeto de estudo deste trabalho o romance "Trionfo della Morte" (1894), do escritor italiano Gabriele D Annunzio. As personagens femininas têm presença constante e marcante no espaço da criação artística dannunziana e, no romance em questão, Ippolita Sanzio apresenta-se como uma representante da figura de Salomé, da mulher fatal, da  belle femme sans merci .</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>