ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:704-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">704-1</td><td><b>LIMINARIDADE POÉTICA E IMAGINÁRIO INSTITUINTE: A FORMAÇÃO ÉPICA DO DISCURSO EM LATINOMÉRICA, DE MARCUS ACCIOLY</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ricardo Soares </u> (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Se Paz, Igualdade, Justiça, Fraternidade, Progresso são faces de utopias modernas ainda não alcançadas, de prospectos ideológicos, é porque elas traçam de outro modo uma exigência desiderativa, porque conflitante, no cerne da organização estrutural da utopia latinoamericana, em que os termos "revolução", "liberação" e "emancipação" ainda não podem ser afastados completamente. Não é o desejo de um reconhecimento reflexo tanto para a contiguidade quanto para a separação  condescendente numa face e de caudilho noutra -, mas para a reorganização do  pensamento liminar que se instaura numa outra consciência de localização: o  estar/sentir-se entre duas ou mais cosmovisões de perspectivas conflitantes (MIGNOLO, 2003). Nessa medida, a publicação Latinomérica (2001), de Marcus Accioly, compreende elementos estéticos e socioculturais que permitem a revalidação da epopeia na Contemporaneidade (NEIVA, 2009), através de novos interlocutores, permitindo que "estética" e "política" se concatenem numa  formação épica do discurso (VASCONCELOS; RAMALHO 2007) que operacionaliza uma  autocriação que se desdobra como história (CASTORIADIS, 1987). A obra se apropria do acúmulo das formas épicas como catalisador de tradições, paradoxalmente afirmando/negando a memória literária e, especificamente, construindo os artifícios para a inserção de seu evento no influxo desse conhecimento e, por extensão, à própria América Latina, a que faz referência no título.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>