ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:711-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">711-1</td><td><b>Uma visibilidade particular  Avalovara, Alice e a representação simbólica</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Aracy Bonfim </u> (UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> Análise comparativa das obras <i>Avalovara</i>, de Osman Lins e <i>Aventuras de Alice no país das maravilhas</i> e <i>Através do espelho e o que Alice encontrou por lá</i>, de Lewis Carroll a partir dos símbolos como indícios imprescindíveis para a criação e arquitetura peculiar das narrativas que, por sua vez, apresentam na representação simbólica cenários e épocas distintas [portanto, ideologias] ainda que tais símbolos sejam tomados em acepções díspares nas obras. Não se trata de especular possíveis influências das obras inglesas na brasileira necessariamente, mas  atravessá-las e chegar assim à escolha dos autores pelo uso de símbolos, comuns às três, como mote para aprofundar a análise do engendro literário, em busca de reflexos contundentes oriundos dessa travessia  a criação, o reflexo social de suas épocas e países, a palavra e as impressões. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>