ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:712-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">712-1</td><td><b>A simultaneidade cinematográfica nas Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marcus Vinicius Nogueira Soares </u> (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O trabalho pretende investigar o impacto da linguagem cinematográfica, em seu estágio de desenvolvimento técnico nas décadas de 1910 e 1920, na produção literária do Modernismo Brasileiro, em especial nos romances de Oswald de Andrade. Trata-se de observar de que modo o autor se apropria dos mais recentes processos de organização narrativa do cinema, inclusive do ponto de vista teórico - como os novos recursos de planos cênicos e de montagem, desenvolvidos por cineastas como Griffith e Eisenstein -, reelaborando-os na construção de seus próprios romances, particularmente das <i>Memórias sentimentais de João Miramar</i>, de 1924, com o intuito de produzir, literariamente, efeitos de percepção de simultaneidade.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>