ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:715-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">715-1</td><td><b>LEGADOS DE JUVENTUDE: OS PRIMEIROS DIÁRIOS DE VIRGINIA WOOLF</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Vera Lima Ceccon </u> (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A história da publicação dos textos póstumos de Virginia Woolf (1882-1941), em décadas recentes, testemunha a flexibilização e a ampliação da receptividade acadêmica a formas textuais não-literárias ou não-acabadas. Se a obra ficcional e não-ficcional de Woolf publicada em vida já era arrebatadora pela envergadura e quantidade  afinal foram nove romances, duas coleções de contos, duas coletâneas de resenhas, três longos ensaios e três biografias  o que dizer ante a emergência de uma  obra submersa ainda mais volumosa ? De fato, a publicação progressiva, a partir dos anos 1970, de seus escritos autobiográficos e textos inacabados ou abandonados, além de artigos jornalísticos não assinados, produziu uma reviravolta nos meios acadêmicos. Entre 1975 e 1980, Nigel Nicolson e Jeanne Trautmann compilaram e publicaram 4000 cartas. Em 1976, suas duas <i>memoirs</i> inacabadas, <i>Reminiscences </i>, de 1907, e A Sketch of the Past, de 1939-40, foram reunidas por Jeanne Sulkind no volume Moments of Being. Entre 1977 e 1984, Anne Olivier Bell tomou para si o encargo de transcrever a escrita criptográfica de 35 anos de diários de Virginia <i>Woolf</i>, isto é, os diários de casada. Em 1983, Brenda Silver publica as anotações de leituras preservadas em 26 cadernos manuscritos, sob o título de Virginia Woolf's Reading Books. A partir de 1986 e até 1992, todos os seus ensaios foram reunidos e publicados em 6 volumes por Andrew McNeille, sob o título The Collected Essays of Virginia Woolf. E, finalmente, em 1990, Mitchel Leaska publicou os diários intermitentes de solteira, isto é, escritos na adolescência e juventude por Virginia <i>Stephen</i>, entre 1897 e 1909, e que cobrem dos seus quinze a vinte e sete anos de idade. Com a publicação destes últimos se completou um legado único, que vem suscitando apaixonantes questões e discussões, além do surgimento de um campo de estudo próprio, os chamados <i> Woolf Studies</i>. O trânsito de Woolf por estas diversas modalidades da escrita testemunham a inquietação de um pensamento na busca de formas adequadas para sua expressão. Minha proposta de comunicação consiste assim em estudar e problematizar algumas passagens dos diários em que Woolf reflete sobre a questão do <i>pensamento criador</i>. Pretendo também sinalizar a linha de continuidade, iniciada nos diários de juventude e levada até o fim de seus dias, surpreendente para uma vida tão conturbada. De fato, os primeiros diários já explicitavam a intenção de armazenar, de forma compacta, pensamentos e experiências a serem descompactados no futuro  por uma mão mais hábil . E Woolf se manteve fiel a tal proposta, pois os diários de casada revelam como em diferentes ocasiões de sua já renomada carreira, retornou a este primeiro material, para nele buscar matéria-prima para outros escritos. Gostaria de apresentar como isso se deu com To the Lighthouse, publicado em 1927 e um de seus romances mais conhecidos, mas também com <i>A Sketch of the Past</i>, as memórias que redigiu até fins de 1940, já durante os bombardeios nazistas sobre Londres, e um de seus últimos escritos, deixados inacabados. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>