Oral (Tema Livre)
716-1 | O mais longe ir: identidades transversas em Bernardo Carvalho | Autores: | Ricardo Postal (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo O esfacelamento das identidades uniformizadas é uma característica central do imaginário contemporâneo. Compreender-se enquanto sujeito significa expor-se a um constante embate com os outros para tentar, nas negociações e trocas culturais constantes, fomentar um espaço em que o dizer-se imponha um somatório de fragmentos que unidos forcem uma identidade. Tal figuração é uma condição transitória, porque sendo constantemente requerido a manifestar-se em diversos grupos, o sujeito troca sua aparência, e de acordo com a situação assume identidades mais adequadas para sua sobrevivência na selva social. 唀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀猀猀椀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀 愀渀最切猀琀椀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀愀猀甀爀愀爀ⴀ猀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀攀洀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀甀瀀琀甀爀愀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀攀氀攀Ⰰ 焀甀攀 洀甀琀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 攀洀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 攀氀攀 洀甀搀愀搀漀⸀
Na literatura brasileira contemporânea, uma poética do transitório se manifesta reiterada na escrita romanesca de Bernardo Carvalho, reverberando, através de personagens viajeiros a fragilidade de quaisquer laços que prendam o sujeito à completudes e simplicidades. 一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀攀洀漀猀 愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 挀漀洀漀 漀 椀洀攀搀椀愀琀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀Ⰰ 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀愀猀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 攀洀 挀甀爀猀漀Ⰰ 琀爀漀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 搀攀猀瘀攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀椀最洀愀猀 漀戀猀攀猀猀椀瘀漀猀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀攀洀 甀洀 瘀愀稀椀漀 椀渀搀椀稀瘀攀氀 搀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 瀀爀攀攀渀挀栀瘀攀氀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 愀瘀攀渀琀甀爀愀爀ⴀ猀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀椀搀愀猀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀 猀漀 氀攀渀琀愀洀攀渀琀攀 琀漀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀椀⸀ 一攀猀猀攀 昀氀甀砀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀洀愀氀最愀洀愀爀ⴀ猀攀 渀漀 漀甀琀爀漀 瘀漀 猀攀 漀瀀攀爀愀渀搀漀 愀氀琀攀爀愀攀猀 渀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 瘀椀愀樀攀椀爀漀 焀甀攀 搀椀稀攀洀 洀甀椀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀昀爀愀漀Ⰰ 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 爀漀洀愀渀攀猀挀漀Ⰰ 搀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 琀爀愀渀猀椀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 愀挀椀洀愀 爀攀昀攀爀椀搀漀猀Ⰰ 渀漀猀 爀漀洀愀渀挀攀猀⸀ 㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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