XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:726-1


Oral (Tema Livre)
726-1REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DA CULTURA CAETITEENSE NA ESCRITA EPISTOLAR DE ANÍSIO TEIXEIRA
Autores:Luciete C. Souza Lima Bastos (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo

A sociedade letrada de Caetité, embora distante geograficamente dos grandes centros de discussões, mantinha-se informada não apenas dos acontecimentos e ideias que fervilhavam nas capitais do país, mas também daquelas em ebulição na Europa e América do Norte. Entre as décadas de 1930 e 1950, a terra natal de Anísio Teixeira passava por um processo de transformação econômica e social, sobre o qual o educador refletia nas conversas com amigos. Esta proposta de comunicação discute parte da pesquisa em desenvolvimento que investiga as correspondências pessoais trocadas entre Anísio Teixeira e Monteiro Lobato, no período compreendido entre 1928 e 1947 e publicadas no livro: “Conversa entre amigos: correspondência escolhida entre Anísio Teixeira e Monteiro Lobato”, organizado por Aurélio Vianna e Priscila Fraiz, buscando compreender, a partir dessas missivas analisadas, de que forma a escrita epistolar constitui uma importante prática por ele utilizada para estabelecer e manter uma rede de relações pessoais, sociais e intelectuais. As imagens construídas podem se constituir em processos formadores, por fazerem parte das vivências que foram significativas para seus interlocutores naquele momento determinado, tornando-se campo empírico, no sentido da apropriação e exame dos relatos sobre o vivido. Penso que as cartas, além de constituirem importante instrumento de difusão de ideias, podem revelar o universo singular que envolvia emissor e destinatário, as cidades dos envolvidos, as preocupações que os afligiam, as ideias que partilhavam e aquelas sobre as quais discordavam, independentemente das distâncias geográficas que os separavam. Desse novo olhar sobre elementos culturais representativos de uma sociedade elitista, suponho ter derivado o processo de constituição de uma identidade caetiteense marcada pelas práticas culturais letradas. Algumas questões mobilizam este estudo: Sobre o que refletia e discutia Anísio Teixeira? Quais os problemas o afligiam? Quais as principais reivindicações do educador? Como se explica o vigor e a atualidade do pensamento anisiano? Pretende-se com esta pesquisa compreender, num sentido mais amplo, como o pensamento anisiano, plasmado nas cartas em questão, viabilizou a Caetité de hoje, uma cidade de livros, leitura e leitores. Para tanto, serão levantados, na correspondência citada, os elementos representativos da cultura letrada e a preocupação de Anísio Teixeira com a forma como esses elementos transitavam pela sociedade, criando cisões e exclusões quase irremediáveis. Balizam esta pesquisa os teóricos FREIRE (1979), GINZBURG (1990), BOURDIEU (1996), ARTIÈRES (1998), AZEVEDO(2000), NUNES (2000), GOMES (2004-2008), SALLES (2008) E TANNO (2008). Embora cada um desses personagens missivistas já tenha sido objeto de vários estudos acadêmicos, considero que ainda persistem certas lacunas a preencher, especialmente no que diz respeito a Anísio Teixeira.਀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 䄀渀猀椀漀 吀攀椀砀攀椀爀愀⸀ 䌀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀渀挀椀愀猀⸀ 䰀攀椀琀甀爀愀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀