ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:732-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">732-1</td><td><b>De Oskar Kokoschka a Heiner Müller: de um expressionismo a outro</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Leonardo Munk </u> (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Por meio de um estudo comparativo entre um texto do autor alemão Heiner Müller, <i>Medeamaterial</i>, escrito na década de 1980, e o experimento cênico <i>Assassino, esperança das mulheres</i>, do pintor e escritor austríaco Oskar Kokoschka, proponho, em um primeiro movimento, comprovar a permanência e relevância do que se poderia chamar de  sensibilidade expressionista na obra de um dos mais relevantes dramaturgos de língua alemã da segunda metade do século XX, e, em um segundo movimento, investigar, nos âmbitos da teoria e da encenação teatral, em que medida questões levantadas pelo hoje chamado  teatro pós-dramático já não haviam sido postas em cena anteriormente por artistas pertencentes ao expressionismo alemão. Trata-se de um olhar sobre o cenário teatral berlinense dos primeiros anos do século XX tendo como foco o caminho percorrido pelo expressionismo alemão até a imposição do realismo socialista pela então República Democrática Alemã, e como tal percurso parece ter se invertido nas últimas décadas do século passado, refletindo com isso as mudanças políticas e estéticas decorrentes do fim do socialismo real e do impacto da lógica capitalista. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>