ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:734-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">734-1</td><td><b>MEU ESTRANHO DIÁRIO DE CAROLINA DE JESUS E APRENDENDO A VIVER DE CLARICE LISPECTOR: DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Letícia Pereira de Andrade </u> (UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SULUEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Partindo do princípio de que a  mulher não é uma categoria unívoca, esta pesquisa se propõe a verificar a multiplicidade de vozes que sonorizam as narrativas confessionais de autoras, sócio-culturalmente, diferentes  Meu estranho diário de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) e Aprendendo a viver de Clarice Lispector (1920-1977). Em textos confessionais, observa-se que a  re-presentação pode ser mediada por recortes afetivos que recuam, estabelecem filiações e vínculos com outros territórios lingüísticos tornando memória compartilhada. Assim, acredita-se que os diários de Carolina e as crônicas confessionais de Clarice, escolhidas para este trabalho, podem operar a desconstrução das velhas imagens e clichês construídos patriarcalmente sobre a mulher ou repetir esses estereótipos, de forma tensa e ambígua, pois o próprio tecido ficcional se equilibra na fronteira entre referencialidade e representação. Daí busca-se ouvir diferentes vozes femininas, aceitando as diferenças e as contradições como fundamentais para observar o processo de desconstrução do discurso patriarcal.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>