ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:751-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">751-1</td><td><b>Dulce Veiga e Castana Beatriz: fantasmas de uma geração.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Juliane Vargas Welter </u> (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A partir da discussão do texto de Ridenti (2000), <i>Em busca do povo brasileiro</i>, discute-se a ideia de <i>romantismo revolucionário</i>, conceito de Michael Löwy e Robert Sayre, nas obras <i>Onde andará Dulce Veiga</i> (1990), de Caio Fernando Abreu e <i>Benjamim</i> (1995), de Chico Buarque. Se a utopia romântica e revolucionária dos anos 60 e 70 tinha como eixo a figura do homem do povo como agente de transformação da História, cabe aqui compreender a presença deste enfoque e desta retomada da ditadura militar na literatura brasileira contemporânea. Os romances revelam uma série de referências ao período ditatorial, onde esse <i>romantismo revolucionário</i> se fez presente na música popular, no cinema, no teatro, nas artes plásticas e também na literatura. Por serem escritas no final do século XX, a leitura destas obras exige uma reflexão sobre a forma pela qual estes autores, já consagrados pela literatura ou pela música, absorvem a ideia de utopia romântica ou revelam o seu esvaziamento no final do século.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>