XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:766-1


Oral (Tema Livre)
766-1O Sancho tem chance: vinde a nós as muitas formas de ler, dizer e cantar.
Autores:Maria Auxiliadora Cunha Grossi (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Para o medievalista Paul Zumthor, o que produz a concretização de um texto dotado de carga poética está ligado aos seus efeitos semânticos. São transformações percebidas, em geral, como emoção pura, mas que manifestam uma "vibração fisiológica". O leitor, então, empenha sua própria palavra às energias vitais que a mantêm, sendo "orgânicas" suas relações com o poético. Nesse sentido, os elementos técnicos de análise de um poema, de uma canção, com rimas, ritmo, versificações não seriam suficientes para expressar de forma mais ampla a plenitude poética do texto. Sensibilidades que envolvem o olho, mas também o ouvido, o corpo como um todo influenciam e alteram a percepção do poético. Que tipos de leitura e/ou que elementos para sua realização poderão ser aplicados em leituras de poemas e canções, de maneira a reforçar os significados suplementares do signo poético? Em que medida estas leituras podem desempenhar funções que facilitem a compreensão do fato literário? ਀䔀猀琀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀猀 渀漀 挀愀渀渀椀挀愀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 攀渀琀爀攀 挀愀洀愀搀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 椀洀愀最椀渀爀椀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 甀爀戀愀渀漀⸀ 倀漀攀洀愀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 攀洀 挀攀渀愀 攀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 ∀匀氀愀洀 倀漀猀椀攀∀ 昀爀愀渀挀猀 攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀㬀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 搀椀稀攀爀 攀 挀愀渀琀愀爀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 瀀漀琀椀挀愀猀㬀 ᰀ䌠漀戀爀愀 一漀爀愀琀漀ᴀ†攀洀 挀攀渀爀椀漀 瘀漀挀漀ⴀ洀甀猀椀挀愀氀㬀 ∀洀漀琀猀 攀琀 洀甀猀椀焀甀攀猀 搀甀 洀漀渀搀攀∀ 攀洀 ∀刀挀椀琀猀 搀甀 匀攀爀琀漀∀ 搀攀 䨀漀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 刀漀猀愀⸀ ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀