ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:787-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">787-1</td><td><b>O Estranhamento dos Clássicos em The Waste Land, de T. S. Eliot</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>André Cechinel </u> (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Em seu célebre ensaio intitulado "Tradição e Talento Individual" (1919), T. S. Eliot afirma que a apreciação de qualquer artista deve significar, também, a apreciação de sua relação com os poetas e artistas do passado. A rede alusiva de <b>The Waste Land</b>, poema datado de 1922, é constantemente utilizada para fins explicativos, ou seja, tal rede funcionaria como ponto de chegada interpretativo para os versos de Eliot. No entanto, muito embora Eliot a principio incentive, inclusive nas "Notas sobre <b>The Waste Land</b>", o contraste com os "artistas do passado", esse paralelismo, levado a cabo, somente revela a sua insuficiência. Em outras palavras, estamos diante de um poema que, ao mesmo tempo, recorda e viola os clássicos, e qualquer conforto oferecido pela familiaridade com o passado é rapidamente absorvido pela reconfiguração, ou melhor, pelo estranhamento com que a tradição é reapresentada no poema. Pretendo, nessa discussão, abordar a desordem explicativa, o estranhamento inevitável que resulta da presença de figuras familiares, tais como Tirésias, Filomela, Tereu etc, nos versos de 1922. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>