XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:796-1


Oral (Tema Livre)
796-1A representação literária dos processos assimilatórios na modernidade: Rosa, Gorki e Kafka਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀䜀爀攀最漀爀礀 䴀愀最愀氀栀攀猀 䌀漀猀琀愀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀䘀刀䨀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀椀猀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀Ⰰ  氀甀稀 搀攀 娀礀最洀甀渀琀 䈀愀甀洀愀渀 攀 刀漀渀愀氀搀漀 䰀椀洀愀 䰀椀渀猀Ⰰ 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀挀椀猀椀瘀漀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 渀愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 猀攀甀猀 最爀愀渀搀攀猀 愀甀琀漀爀攀猀 漀猀 瀀氀愀猀洀愀爀愀洀 渀愀猀 漀戀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀⸀ 준 搀攀猀琀愀挀愀搀愀 愀 挀漀渀搀椀漀 搀漀猀 漀瀀爀椀洀椀搀漀猀 攀 猀甀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀洀戀椀最ﰀ椀搀愀搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 搀攀 ᰀ传 倀爀漀挀攀猀猀漀ᴀ†搀攀 䘀爀愀渀稀 䬀愀昀欀愀Ⰰ ᰀ䌠愀椀洀 攀 䄀爀琀椀洀ᴀ†搀攀 䴀砀椀洀漀 䜀漀爀欀椀 攀 ᰀ䜠爀愀渀搀攀 匀攀爀琀漀㨀 瘀攀爀攀搀愀猀ᴀ†搀攀 䨀漀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 刀漀猀愀 攀洀戀愀猀愀爀漀 攀 椀氀甀猀琀爀愀爀漀 愀猀 琀攀猀攀猀 琀攀挀椀搀愀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀猀 搀漀 樀甀搀攀甀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀猀攀渀爀愀椀稀愀搀漀Ⰰ 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 猀 愀瀀愀爀攀挀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀攀琀愀昀爀椀挀愀 攀洀 猀甀愀 漀戀爀愀㬀 漀 猀攀最甀渀搀漀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀 爀甀猀猀愀猀 搀漀猀 戀漀猀猀椀愀欀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 昀漀爀洀椀搀瘀攀氀 攀 爀攀愀氀椀猀琀愀㬀 樀 渀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀Ⰰ 猀漀挀椀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀 漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀猀猀椀洀椀氀椀琀爀椀漀 攀甀爀漀瀀攀甀⸀ 䄀 椀猀漀洀漀爀昀椀愀 攀渀琀爀攀 愀 昀漀爀洀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 搀爀愀洀愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀琀爀椀漀 攀 搀攀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀攀爀瘀攀 搀攀 氀椀渀栀愀ⴀ洀攀猀琀爀愀 搀愀 挀爀琀椀挀愀 昀漀爀樀愀搀愀⸀ 伀 搀攀戀愀琀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 愀琀 漀渀搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 漀猀 攀甀爀漀瀀攀甀猀 攀 漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 猀漀 愀挀甀氀琀甀爀愀渀琀攀猀 漀甀 琀爀愀渀猀挀甀氀琀甀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 渀漀猀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 䄀渀最攀氀 刀愀洀愀 攀 䌀漀爀渀攀樀漀 倀漀氀愀爀⸀ 一漀 挀愀猀漀 猀攀爀琀愀渀攀樀漀 愀 椀洀瀀漀猀椀漀 挀椀瘀椀氀椀稀愀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 最攀爀愀 甀洀愀 搀甀瀀氀愀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀Ⰰ 渀漀猀 搀漀椀猀 攀甀爀漀瀀攀甀猀 最攀爀愀 漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 攀 甀洀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 栀甀洀愀渀愀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 椀渀猀漀氀切瘀攀氀⸀ 一漀 洀甀渀搀漀 愀琀甀愀氀 漀 琀攀爀洀漀 挀愀琀愀爀猀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 洀愀椀猀 愀 氀椀戀攀爀琀愀漀 挀漀洀甀渀愀氀 搀漀 焀甀攀 愀 攀砀瀀甀爀最愀漀 搀漀 洀愀氀 搀攀 甀洀 挀漀爀瀀漀 昀猀椀挀漀⸀ Os textos de apoio sobre as obras abordadas, como o de Walter Benjamin sobre Kafka, de Antonio Candido sobre Rosa, de Otto Maria Carpeaux sobre Gorki, darão substância ao estudo. Será utilizado um método analítico-interpretativo para formular uma visão nova da formação da era moderna à pós-moderna, entendendo a globalização como fator decisivo de passagem da primeira à segunda por gerar a aceitação das diferenças, porém também da exploração. A pura aceitação das diferenças acarretará em mera tolerância ou em solidariedade? Pergunta sem conclusão fixa. Buscaremos então uma visão da possibilidade de seu aproveitamento para alcançar uma coletividade solidária. Na literatura a libertação se dá na comunhão leitor-autor pela mediação do texto poético. Focalizaremos as relações de poder da modernidade e as conseqüências que o fato gerou tanto para os poderosos quanto para os explorados. O que difere a atitude de cada lado da moeda? Como a ação assimilatória é transformada em arte literária? Como diferentes autores de expressão trataram esta mesma questão? São os principais problemas analisados para que o debate provoque os esclarecimentos provisórios, procurados hoje pela ciência, amadurecida ao reconhecer que não pode revelar verdades absolutas, assim, não pode substituir Deus. Mas talvez a ciência possa revelar realidades de forma mais completa. Deste modo, a pesquisa será feita cruzando vários tipos de saberes como os literários, críticos, sociais e pedagógicos, articulando o ético e o estético, para, por este amplo espectro, demonstrar uma leitura possível que aponte o caleidoscópico panorama moderno e seus desdobramentos. Partiremos, portanto, do entendimento da literatura e do conhecimento como um todo integral para se chegar a uma conclusão mais precisa, satisfatória e original.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀