ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:804-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">804-1</td><td><b>Leitura literária como estratégia para estudo de textos argumentativos</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mara Conceição Vieira de Oliveira </u> (UNESA - Universidade Estácio de SáUNESA - Universidade Estácio de SáUNESA - Universidade Estácio de SáUNESA - Universidade Estácio de Sá) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Trata-se de uma pesquisa que reflete sobre a relevância da leitura literária para a formação do leitor universitário. De que modo a literatura influi na formação do leitor, hoje, num mundo contemporâneo, em diálogo com múltiplas linguagens? Aponta-se como hipótese a ideia de que a natureza insólita do texto literário, que organiza o mundo infantil, poderia, ainda, orientar a intelecção textual na fase acadêmica. Como recorte para esta orientação, serão focalizados processos discursivos argumentativos literários como metodologia para o processo ensino-aprendizagem das estratégias argumentativas nos cursos superiores. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica e experimental, compreendendo a leitura a partir dos sentidos preconizados por Eliana Yunes e Paulo Freire, no que tange ao papel social da escola na formação de leitores. A fim de legitimar o papel do leitor no contexto literário, a pesquisa endossa as teorias da estética da recepção com Wolfgang Iser. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>